Montagem da draga na Lagoa de Óbidos em andamento

0
158
A parte central da draga já está na água e está a ser montado o restante equipamento

O início dos trabalhos está previsto para este mês de junho

O corpo central da draga está na Foz do Arelho e, na passada terça-feira, já se encontrava a flutuar. Falta agora montar o restante equipamento para que esta possa começar a funcionar. O início dos trabalhos está previsto para este mês de junho. Foram criados dois estaleiros, um no Bom Sucesso e um na Foz do Arelho, na zona da marina, em frente ao hotel Foz Praia, onde já estão a ser colocadas as tubagens que irão ser utilizadas na obra, que tem um prazo de execução de 550 dias, devendo estar concluída em dezembro de 2022.
A empreitada de dragagem da zona superior da Lagoa de Óbidos inclui a dragagem de 875 mil metros cúbicos dos canais e bacias na zona dos braços da Barrosa (Caldas da Rainha) e Bom Sucesso (Óbidos) e a sua deposição no mar para sul a partir da arriba do Gronho, por rainbow.
O transporte será feito por tubagem flutuante, com auxílio de estações intermédias de bombagem. Orçada em 14, 7 milhões de euros, financiados pelo POSEUR (85%) e pelo Fundo Ambiental (15%), a obra prevê, ainda, a valorização ambiental de 78 hectares a montante da foz do rio Real.