Montepio inaugura Unidade de Otorrinolaringologia no aniversário

0
452
Apesar de já se encontrar a funcionar, a unidade foi inaugurada no dia de aniversário do Montepio Rainha D. Leonor
- publicidade -

O 162º aniversário da instituição foi assinalado a 11 de março, com
diversas iniciativas

Depois de mais de 20 anos a funcionar de forma provisória, o serviço de Otorrinolaringologia do Montepio foi inaugurado, na passada sexta-feira, nas instalações da Casa da Saúde da associação mutualista, que assinalou 162 anos ao serviço dos caldenses.
Coordenada por José Araújo Martins, a unidade conta, agora, com uma equipa maior, de seis profissionais, com experiência e formação diferenciada, que se completam na resposta aos doentes.
A instalação do serviço numa antiga enfermaria, situada no 2º andar da Casa de Saúde e que estava desativada há dois anos, traduziu-se num investimento de cerca de 9 mil euros. Esta mudança permite uma maior aposta na área da audiologia e ter exames mais diferenciados, como os de audiometria infantil e processamento auditivo central, que antes não se faziam e que serão um mais-valia, porque há bastantes crianças com dificuldade na aprendizagem que tinham de se deslocar a Lisboa ou a Santarém para fazer as avaliações, explicou o responsável. A nova unidade possibilitará também uma resposta integrada e multidisciplinar às crianças respiradoras orais, assim como em termos de reabilitação auditiva. “Vamos ainda tentar desenvolver a nossa capacidade a nível cirúrgico, quer no bloco operatório quer a nível de tratamentos no consultório, de forma mais simplificada”, resumiu.
Outro dos grandes objetivos do novo espaço é o de coordenação com outras valências, possibilitando consultas multidisciplinares na área da saúde infantil ou outras. “Esperamos ao longo deste ano ter essa atividade toda instalada e iniciada para, em 2023, o Montepio ser reconhecido nesta área, como uma solução óbvia e perfeitamente competente”, realçou José Araújo Martins.
A cerimónia de aniversário do Montepio contou ainda com uma visita ao Centro de Apoio aos Idosos, cujas obras terminaram recentemente. Durante a pandemia o lar esteve limitado a 50 utentes, mas agora existe a possibilidade de acolher mais 10.
“Há uma lista de espera grande, neste momento estamos a reavaliar e a fazer as entradas possíveis”, explicou Francisco Rita, presidente do Conselho de Administração do Montepio.
Outra novidade é a entrada em funcionamento do condomínio residencial, em que os proprietários passam a pagar condomínio e também a participar nas decisões que vierem a ser tomadas, ao nível de obras de manutenção, substituição de equipamentos, ou outras.

- publicidade -