Assembleia geral agendada para a próxima semana analisa contas de 2020 e orçamento de 2021
O Conselho de Administração do Montepio – Rainha D. Leonor pretende obter o aval dos sócios para movimentar a verba de 1,25 milhões de euros resultante do financiamento pedido pelos anteriores órgãos sociais, no âmbito da chamada Linha Covid-19, para apoio de tesouraria. O assunto vai estar em discussão na assembleia geral da sexta-feira da próxima semana.
Aquele empréstimo, obtido com garantia do Estado, foi pedido “em condições muito vantajosas” junto da banca, mas a administração liderada por Francisco Rita entende que só “deve utilizar o dinheiro com a expressa autorização por parte dos associados”, explicou à Gazeta o presidente da instituição, eleito no passado mês de junho após um ato eleitoral muito concorrido.
Na assembleia geral da próxima semana, os sócios serão, também, chamados a pronunciar-se sobre o relatório de gestão e contas do exercício de 2020 e o orçamento de 2021, que, devido à pandemia, que impediu a realização de reuniões magnas, não chegou a ser sufragado pelos associados.
Outro dos assuntos que estará em discussão na assembleia geral, que decorrerá no edifício da antiga EDP, é a proposta de remuneração dos elementos do Conselho de Administração da associação mutualista para este mandato. ■