Exposição fotográfica da autoria de Carlos Ribeiro poderá ser apreciada no centro comercial La Vie até 13 de abril
Duas dezenas de imagens inéditas de Óbidos, da autoria de Carlos Ribeiro, “num registo intimista com o espaço onde sempre viveu e o inspirou ao longo dos anos”, podem ser apreciadas a partir de hoje, 30 de março, no centro comercial La Vie. Denominada “Óbidos Vila Jardim”, a exposição fotográfica será inaugurada pelas 18h30 e ficará patente até 13 de abril”.
O autor, que tem na fotografia uma das suas grandes paixões, salienta que “Óbidos Vila Jardim transporta o olhar por recantos e espaços da vila histórica fora dos roteiros habituais dos visitantes, revelando um outro Óbidos por explorar”.
E acrescenta: “banhada por uma luz quente mediterrânica que se comuta ao longo do dia no reflexo do casario branco recortado pelas típicas barras coloridas, a vila na primavera apresenta-se numa explosão de cores com os seus inúmeros canteiros e vasos pendurados às janelas decorados com sardinheiras, rosas e um outro sem número de flores “pintando” com as suas tonalidades o branco do casario oitocentista, ainda com traços que recordam a ocupação mourisca”. Para intitular esta exposição o fotógrafo recuperou um slogan instituído nos anos 60 do século passado pela comissão de iniciativa e turismo local, com o intuito de incentivar os habitantes a cuidar das flores das suas janelas e canteiros e, com isso, oferecer aos visitantes um percurso num ambiente romântico.
“É pois neste cenário em que coexistem três monumentos nacionais: a vila no seu todo, castelo e igreja matriz de Sta, Maria, que Carlos Ribeiro propõe um roteiro ao mais íntimo e espectacular da plasticidade e ambientes de Óbidos, num desafio à descoberta dos seus segredos mais íntimos”, revela.
A mostra resulta de uma parceria entre o autor, o centro comercial La Vie das Caldas da Rainha e o jornal Gazeta das Caldas. ■































