Mulher perseguiu ladrão e recuperou fio de ouro

0
373

Um homem de 37 anos foi detido pela PSP das Caldas, às 13h20 de 1 de Maio, depois de ter roubado por esticão um fio de ouro a uma mulher.
Segundo a PSP, o ladrão aproximou-se da vítima quando esta entrou no prédio onde reside e arrancou-lhe o fio. No entanto, a mulher perseguiu o ladrão e, com a ajuda de dois homens, acabou por conseguir interceptá-lo. O assaltante acabou por ser entregue à PSP e o fio em ouro, avaliado em 1500 euros, foi devolvido à proprietária.
Na posse do ladrão estava uma navalha, mas esta não foi utilizada durante o roubo.
Dois homens de nacionalidade estrangeira foram apanhados, a 29 de Abril, quando estavam a assaltar uma oficina em Tornada. A GNR deteve os dois indivíduos já na posse do material furtado.
No Lavradio, no dia 28, foram furtadas várias ferramentas e equipamentos de uma oficina. Em São Mamede (Bombarral), nesse dia, furtaram vários artigos em ferro e um porta paletes de um armazém.
A 30 de Abril houve outro furto ao interior de uma residência, em Salir do Porto, de onde levaram vários electrodomésticos e mobiliário. A GNR já tem um suspeito identificado.
Em Peniche, a 30 de Abril, a PSP apreendeu num café duas máquinas de jogo ilegais. O responsável pela exploração do estabelecimento, de 20 anos, foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência. No dia anterior a polícia já tinha apreendido outra máquina de jogo ilegal num café em Peniche. Também neste caso o responsável do espaço foi constituído arguido.
Outra casa foi assaltada, a 1 de Maio, na Benedita, da qual foi furtado material informático. Em São Mamede roubaram um carro e na Roliça assaltaram uma residência.
Os armazéns da Câmara na Amoreira foram alvo de um furto, que terá ocorrido entre 3 de Abril e 2 de Maio. Ainda no dia 2 furtaram uma arma do interior de uma casa em Tornada.
A 4 de Maio foram também furtados vários materiais em ferro de um estaleiro em Óbidos. Em A-dos-Negros, o Núcleo de Protecção Natureza e Ambiente da GNR realizou uma acção de fiscalização numa das margens da barragem do Arnóia, tendo sido detido um homem por pesca de espécie piscícola em época de defeso e pela utilização do número de aparelhos superior ao permitido por lei.
No dia 29, pelas 17h30, a PSP das Caldas deteve uma mulher de 27 anos, por condução ilegal de um automóvel.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt
GNR participa em acções de sensibilização e prevenção
A 28 de Abril o Núcleo Protecção Ambiental da GNR das Caldas realizou várias acções de sensibilização no âmbito do programa Floresta Segura 2014, na escola de Santa Catarina.
No dia seguinte, no âmbito do programa “Escola Segura” , a Guarda participou num simulacro de incêndio realizado na Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, onde também estiveram presentes os bombeiros voluntários, elementos do município e da Rodoviária Tejo.
O cenário desse simulacro foi um incêndio que deflagrou na cozinha da escola, resultando numa vítima mortal e quatro feridos.
Segundo o professor Alberto Claudino, responsável pela área da protecção civil do agrupamento de escolas Fernão do Pó, este exercício “serviu para treinar os procedimentos de segurança dos alunos, professores e funcionários da escola, bem como testar a capacidade de resposta dos Bombeiros e a coordenação da Protecção Civil Municipal”.
Os alunos foram evacuados em cerca de quatro minutos e 20 segundos, o que, para o professor, se justifica “pelas boas condições de evacuação do edifício escolar e pela preparação dos professores e dos alunos para a forma correcta de sair da sala de aula”.
Embora seja obrigatório, em termos legais, os estabelecimentos de ensino realizarem anualmente dois exercícios de evacuação (entre os quais um simulacro), “devemos ser das poucas escolas do país que cumprem integralmente esta instrução do Ministério da Educação”, comentou o docente.
A escola básica do Pó também recebeu, a 2 de Maio, uma visita da GNR que dinamizou uma acção de sensibilização sobre o tema furtos e roubos.
No dia 3, em conjunto com a Junta de Freguesia do Nadadouro e a Protecção Civil das Caldas da Rainha, a Guarda realizou também uma acção de sensibilização em que o tema foi “Operação Floresta Segura 2014”.

P.A.