Os 20 anos da Disneyland Paris (inicialmente Eurodisney), que se comemoram este ano, servem de inspiração à 10ª edição do Festival de Chocolate de Óbidos, que irá decorrer entre 2 e 25 de Março (entre sexta-feira e domingo).
Na encosta do castelo estará exposta uma réplica do palácio da Bela Adormecida, de grandes dimensões, e as esculturas em chocolate serão este ano alusivas à temática da Disney e que se encontram no parque temático de Paris.
Na Casa da Música irá decorrer um festival de cinema, com alguns dos maiores êxitos desta produtora e a Casa de Chocolate das Crianças também apresentará novidades. Já nos jardins do Solar da Praça de Santa Maria irá decorrer, aos sábados à tarde, um espectáculo mais erudito do que os habituais deste certame. Trata-se de um evento que envolve música, leitura de textos de chocolate e degustação de “chocolates muito especiais”, conta José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, escusando-se a revelar pormenores.
Este ano a cantora caldense Melanie Russo interpretará diariamente, ao vivo, no recinto do evento, os temas emblemáticos das últimas duas décadas da Disney. À semelhança das edições anteriores irão decorrer diversos concursos, como o do Chocolatier do Ano, ou o de receitas de chocolate. Também o cake design vai estar em destaque com uma exposição e um concurso de bolos alusivos à temática deste ano.
Cada um dos vencedores dos concursos irá ganhar uma viagem à Disneyland Paris para quatro pessoas. No recinto do festival haverá também ofertas e brindes da Disney e da Microsoft, como é o caso de consolas de jogos para utilização gratuita.
No dia 24 de Março terá lugar a cerimónia da entrega de prémios, juntamente com um desfile de moda inspirado nas princesas da Disney, com os fatos concebidos por alunos da Modatex (Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios de Lisboa, ex-CIVEC).
A modelo Merche Romero irá apresentar o evento e desfilar com uma das criações com chocolate e a estilista caldense Rita Bonaparte apresentará uma das suas criações.
Pela passerelle desfilarão também três modelos com fatos feitos por figurinistas tendo por base materiais reciclados. Trata-se de uma forma de relacionar o evento com a iniciativa Limpar Portugal, que decorrerá naquela altura.
O festival de chocolate será também certificado pela Valorsul, resultado das acções de recolha selectiva feita pelos participantes, moradores, comerciantes, vendedores e organização do evento. “No final esta entidade irá atribuir um donativo para uma instituição local em função da recolha efectuada”, explicou José Parreira à Gazeta das Caldas.
O mesmo responsável adiantou que este evento “terá a maior aposta de sempre em Portugal ao nível das redes sociais, smartphones e tecnologia inovadora”. A organização, em conjunto com a empresa caldense Makewise, disponibiliza uma aplicação que disponibiliza informação sobre as empresas que estão no certame e os produtos que apresentam.
Será também lançado um outro sistema desenvolvido em conjunto com um grupo de jovens da ESAD, finalistas de multimédia, que a organização considera que “poderá fazer chegar o nome do festival a muitas centenas de milhar de pessoas”.
Também as televisões irão estar em directo de Óbidos, a RTP no dia 3 e a TVI no dia 11, divulgando o festival para todo o país.
A Nestlé irá apoiar o evento com a oferta de chocolate a todos os participantes e também para alguns conteúdos do evento. Irá ainda disponibilizar animadores e outros produtos da marca.
Este ano o evento decorrerá apenas de sexta-feira a domingo, durante todo o mês de Março, com excepção da Casa de Chocolate das Crianças, que irá receber as escolas durante a semana, e os locais onde estão patentes exposições.
O orçamento do festival será na ordem dos 250 mil euros, menos 20% que em 2011. O preço do bilhete irá manter-se nos sete euros, e cinco euros para crianças com menos de 12 anos.
O evento conta também com o Bar de Gelo, que é uma das atracções da Vila Natal. O preço de entrada no Festival mais a entrada para este espaço tem um custo de 10 euros por pessoa, e para as crianças com menos de 12 anos fica por sete euros.
Os bilhetes estão disponíveis em www.obidos.bilheteiraonline.pt e podem também ser adquiridos em diversos pontos de venda em Óbidos, como nos CTT e CTT online, FNAC, entre outros.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt