Municípios reforçam aposta na animação de Natal para atrair visitantes

0
148
Caldas da Rainha foi o primeiro concelho da região a inaugurar a iluminação natalícia

Em todos os concelhos da região há uma aposta crescente em animar a quadra natalícia com iluminação e atividades para os locais e para atrair visitantes

Óbidos foi o primeiro concelho da região a fazer uma aposta declarada na animação de Natal como fator de atração para o seu território, com a Óbidos Vila Natal. Caldas da Rainha seguiu os passos, numa vertente diferente, promovendo o concelho nesta fase do ano com a iluminação das ruas e a criação de um programa de animação também ele capaz de atrair mais visitantes, e de fixar os locais, procurando, assim, dinamizar o comércio local.
Essas foram apostas ganhas, com os eventos dos dois concelhos vizinhos a ganharem dimensão nacional, figurando já de forma cimentada na agenda nesta fase do ano, até com alguma complementaridade.

Não é, propriamente, uma novidade haver iluminações de Natal nos outros concelhos da região, mas assiste-se, também de uma forma crescente, a um maior investimento por parte dos restantes municípios para dinamizarem os seus programas de Natal. Ganham as crianças dos próprios concelhos, que veem espalhar a magia do Natal nesta fase do ano em que a fantasia ganha novos contornos, mas ganha também as empresas, em particular do comércio, que com as ruas mais cheias têm, também mais clientes em potencial.
Em Alcobaça, a figura central da iluminação de Natal é, também, uma árvore de Natal gigante, bem no centro da cidade, à qual se juntam um conjunto de atividades e animações culturais para toda a família. Bem ali na zona histórica existem atividades como pista de gelo, o carrossel parisiense, a casinha do Pai Natal, para além de um comboio, que estarão em funcionamento entre os dias 8 de dezembro e 7 de janeiro, numa iniciativa que junta câmara e a associação de comerciantes (ACSIA).
“Estas iniciativas visam a dinamização do comércio”, disse o presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues, que apelou a que todos os munícipes “façam as suas compras no comércio local, pois deste modo estarão a investir no equilíbrio económico de todo o concelho”.
Na vizinha Nazaré, a iluminação foi montada nos últimos dias, mas a ACISN optou por cancelar o programa que tinha elaborado.
Já no Bombarral foi inaugurado, no passado fim de semana, o programa de atividades “Um Natal e Peras”, que se vai prolongar até ao final do mês de dezembro, com uma animada chegada do Pai Natal, que foi recebido com grande entusiasmo e alegria por várias centenas de pessoas.
O cortejo levou o velhinho das barbas brancas à Aldeia do Natal.
Naquele espaço também haverá muita animação, que incluiu uma ecopista de gelo e um Mercadinho de Natal. No fim de semana de abertura , houve ainda animação na vila com os elementos do Grupo de Teatro Amador “Os Lendários” e uma edição do Encontro de Coros do Advento, dinamizado pelo Círculo de Cultura Musical Bombarralense.
Durante o evento, haverá ainda contos, ateliers de receitas natalícias, espetáculos infantis e animação de rua, entre outras iniciativas.
Também em Peniche o Pai Natal chegou no passado sábado, com um desfile pelas ruas da cidade. O programa “Um Mar de Natal”, que se vai prolongar até 7 de dezembro, conta também com animação de rua, vários concertos para miúdos e graúdos, incluindo de vários artistas e associações do próprio concelho. Este sábado, entre as 15h00 e as 18h00, haverá voo cativo em balão de ar quente. O programa inclui concertos de Ano Novo e de Reis. ■

Gazeta publica revista oficial do evento “Caldas Rainha do Natal”

Programação desenhada pela ACCCRO surge em formato de revista. Para ler, guardar e utilizar os vouchers

A Gazeta das Caldas associou-se ao programa do evento “Caldas Rainha do Natal”, através da publicação da revista oficial do evento, que acompanha esta edição.
Este é um produto editorial que resulta de uma parceria com a Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) e o patrocínio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, contando com colaborações diversas, entre as quais da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, cujos chefs se disponibilizaram para elaborar um menu adequado à quadra natalícia e que pode servir como inspiração para este Natal.
Uma das particularidades da revista é que o leitor pode beneficiar de mais de duas dezenas de vouchers, que lhe permitirão obter descontos na aquisição de bens e serviços em espaços comerciais da cidade das Caldas.
Esta revista é também uma forma de o jornal mais antigo do distrito de Leiria, que, ao longo dos seus 96 anos de história, procurou estar sempre ao lado dos comerciantes, ajudar a incrementar o comércio local, especialmente num momento em que a pandemia de covid-19 ameaça as atividades comerciais.
A revista oficial do evento “Caldas Rainha do Natal” é gratuita, sendo oferecida aos assinantes e a quem adquira o jornal. ■