Mural “Ode” homenageia projeto comunitário nas Caldas

0
842
Os autores do mural, juntamente com a equipa da Ode à Primavera, da imobiliária e o autarca da freguesia de N. Sra do Pópulo

C’Marie e Egrito são os autores do mural localizado na parede da imobiliária “O seu Bairro”, na Travessa do Parque

Já foram embora as andorinhas, mas a iniciativa comunitária “Ode à Primavera” ficará eternizada, na cidade, num mural criado pelos artistas C’Marie e Egrito. Inaugurada na passada sexta-feira (16 de agosto), a pintura “Ode” mostra uma mulher, que não está completamente acordada, “numa cena meia idílica e que para mim remete para essa ideia da Ode, que é uma expressão muito antiga e que nos leva a tempos mais imemoriais”, explicou a artista Constança Bettencourt (C’Marie), que elaborou o trabalho com João Margarido (Egrito). O lado feminino está sempre muito presente nos trabalhos da artista e neste mural estão também representadas a andorinha e flores, numa alusão à primavera, “que é quando tudo renasce, floresce, cresce… e a mulher, com o facto de puder ser mãe, também tem todo esse lado de regeneração”, acrescentou.

A pintura do mural demorou dia e meio e foi o culminar de um processo um pouco mais moroso, sobretudo pela necessidade de elaboração de um projeto e respetiva aprovação da autarquia para a sua implementação no espaço público. Mas a sua concretização “fazia muito sentido” aos autores, que já conheciam a equipa da Ode à Primavera e queriam também deixar o seu contributo no projeto, que envolveu artistas da Caldas, mas também de todo o país, dos mais diversos estilos e idades, realçou Constança Bettencourt.

Zélia Évora, uma das mentoras da “Ode à Primavera”, lembrou a iniciativa comunitária, que juntou mil andorinhas nas ruas e nas montras de dezenas de lojas caldenses, com a chegada da primavera, destacando que o mural a vem perpetuar.

A imobiliária “O seu Bairro” juntou-se ao projeto. “Estamos sempre abertos a este tipo de arte e estamos muitos satisfeitos com o resultado”, referiu Nuno Pina, responsável pela imobiliária, destacando que o mural vem dar uma “vida muito interessante à nossa rua”. O consultor imobiliário ofereceu ainda aos autores o livro “Este Nosso Bairro – Uma viagem pela memória colectiva das Caldas da Rainha”, um projeto da própria agência e que possui uma vertente social, com o valor da venda a reverter para a recuperação da Ermida do Espirito Santo, no Largo João de Deus.

Também presente na cerimónia, o presidente da União de Freguesias de Nossa Sra do Pópulo, Coto e S. Gregório, Pedro Brás, destacou a obra, que vai embelezar aquela parte da cidade e agradeceu aos autores pelo projeto que fica eternizado naquela parede.

C’Marie e Egrito já possuem outros trabalhos na cidade. Recentemente fizeram uma pintura interior no Quiosque da Praça e pintaram um mural coletivo no Impact Village, do Prontos.

A equipa da Ode à Primavera vai participar no Bazar à Noite, a 31 de agosto. A artista Sofia Camacho fará uma pintura durante o evento, alusiva à Ode à Primavera e, possivelmente, “haverá uma andorinha construída pela equipa. “A ideia é ir criando momentos alusivos à Ode à Primavera”, rematou Manuel Bandeira Duarte.