Museu Malhoa e Mosteiro de Alcobaça no PRR

0
423
Gazeta das Caldas

O Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, e o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça estão entre os 49 museus, teatros e monumentos que vão ser alvo de intervenções ao abrigo da componente “Cultura” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), documento entregue formalmente pelo governo à Comissão Europeia na semana passada.
Segundo o Ministério da Cultura, em causa estão investimentos globais num montante de 150 milhões de euros, mas não foi divulgada a verba destinada a cada monumento.
A lista foi elaborada na sequência de um levantamento realizado a nível nacional pelo Ministério, no sentido de identificar os monumentos que necessitavam de intervenções mais urgentes.
No distrito, para além do Museu José Malhoa e do Mosteiro de Alcobaça, também o Mosteiro de Santa Maria da Vitória da Batalha consta do documento entregue pelo governo a Bruxelas.
Segundo o PRR, o objetivo deste investimento é permitir “a requalificação, a preservação e a adaptação às condicionantes patrimoniais, bem como às exigências de eficiência energética e de eficiência hídrica”. ■