Na Bélgica gosto da facilidade de poder viajar para outros países em relativamente pouco tempo

0
790
Gazeta das Caldas
image3Mariana Sousa
23 anos
Óbidos
Bruxelas – Bélgica
Babysiter/ama
Percurso escolar: Escola Josefa de Óbidos (5º e 6º ano), Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (7º, 8º e 9º) e ETEO – Escola Técnica Empresarial do Oeste

Do que mais gosta do país onde vive?
Adoro a abundância em espaços verdes onde posso passear, fazer pique-nique ou fazer desporto. Também gosto muito dos vários eventos/actividades (culturais, desportivos, arte, etc.) públicos e gratuitos que a câmara dispõem todos os meses. Gosto da facilidade de poder viajar para outros países em relativamente pouco tempo pois tenho acesso a óptimos meios de transportes (por exemplo, o TGV).
Ao início achei muito estranho a quantidade de nacionalidades com que consigo cruzar-me diariamente, mas agora, vejo isso como uma mais valia pois é óptimo conhecer novas culturas.
O que menos aprecia?
Muito sinceramente é o clima na Bélgica. Num dia pode fazer as quatro estações, nunca se sabe o que vestir.

De que é que tem mais saudades de Portugal?
Bom de Portugal tenho saudades de quase tudo. Desde a família a amigos, o sol, os dias cheios de luminosidade (o que falta muito aqui), a comida, e é claro da vida boémia e tranquila de viver num Paraíso como as Caldas da Rainha.

A sua vida vai continuar por aí ou espera regressar?
Não tenciono voltar para Portugal tão cedo. Estou muito bem aqui, sou feliz e concretizada.
“Exerço uma das mais gratificantes profissões – sou ama”
Exerço uma das mais gratificantes profissões – sou ama (penso que seja assim que chama em português). Trabalho para uma família belga em que a minha função é tomar conta de duas crianças, uma menina que é a Cleo que tem quatro anos, e um menino que é o Igor que tem três anos e é portador de um síndrome. Ambos são magníficos. Tenho uma relação muito intensa com toda a família. Ao longo do tempo tornei-me uma presença imprescindível na vida deles (e eles na minha ). Tenho a responsabilidade de ir levar e trazer as crianças à escola, organizar todas as actividades extra-escolares e momentos de lazer, dar banho, dar refeições e deitá-los. Tenho alojamento e carro disponível sempre que preciso de me deslocar, mesmo fora do meu horário de trabalho.
Posso dizer que tenho um modo de vida bom, tenho óptimas condições no meu trabalho e adoro o que faço. Para além disso consigo gerir bem o meu tempo livre e aproveitar das várias férias que tiro durante o ano.
Falando do nível de vida aqui, há umas diferenças notáveis em relação a Portugal. Para mim, que vivo aqui, é trabalho. Aqui acho justo, mas claro que aqui não tenho o hábito de fazer refeições fora casualmente, ou até mesmo ir ao café todos os dias.
Umas das coisas que gostava que mudasse é o clima. Chega a ser depressivo. Acordar, ir dormir e o dia não sair dos tons cinzas, com chuva e frio, por vezes chega a durar uma semana, mesmo sendo Verão.
Acho que isso até influencia bastante nas pessoas que aqui vivem, pois mal vimos uma solzinho é logo motivo para sair para a rua e aproveitar ao máximo pois nunca se sabe se vem por uma hora ou por um dia.
Em relação às pessoas da Bélgica, não tenho uma opinião concreta. A Bélgica é um país com um grande número de emigrantes de vários e muitos países, ou seja, é uma mistura imensa de culturas, nacionalidades e religiões que não consigo falar de um estereótipo. Mas chego à conclusão que ao haver este elevado número de emigrantes, a Bélgica é um verdadeiro país das oportunidades. E estamos todos aqui com um mesmo objectivo – uma vida e futuro melhor.
Mariana Sousa