A Câmara da Nazaré quer aproveitar a projecção que a Praia do Norte está a ter com o Projecto North Canyon para realizar obras de manutenção no Forte de S. Miguel Arcanjo, no Sítio. O monumento histórico-militar do século XVII tem neste momento as portas abertas ao público com três exposições realizadas a pretexto do terceiro ano do projecto que traz à praia do Norte o destemido surfista Garrett McNamara.
De acordo com a proposta aprovada em reunião de executivo camarário, o presidente da autarquia nazarena, Jorge Barroso, diz que há que aproveitar a visibilidade do monumento – potenciada ainda pelo Campeonato de Surf de Ondas Gigantes que decorre na Praia do Norte neste mês de Novembro – para levar a cabo obras de manutenção da fachada nascente do Forte. “Não podemos deixar de aproveitar esta onda para procurar, em conjunto com outros parceiros institucionais, onde a Liga de Amigos da Nazaré, Secretaria de Estado da Cultura, a Marinha, entre outros, possam contribuir para, no mínimo, se iniciar o processo com vista à execução desta obra”, defende.
A proposta aprovada pelo executivo refere-se ao forte como um monumento “que tanto significado tem para esta comunidade, e importância histórica a nível nacional, bem como para a segurança da navegação, uma vez que o farol da Nazaré ali se encontra a funcionar”.
J.F.