Nazaré quer a Praia do Norte concessionada

0
527

A Praia do Norte, na Nazaré, vai contar com uma concessão balnear com apoio de praia completo e uma área de vocação para a prática desportiva. É isso que pretende o Plano de Praia, da responsabilidade da autarquia, que está em apreciação pública até ao início de Agosto.
Na proposta de intenções da autarquia nazarena prevê-se ainda o condicionamento e regularização do acesso automóvel e pedonal àquela zona balnear, bem como a criação de estacionamento e de infraestruturas que permitam obter a classificação de praia acessível. O plano contempla ainda preocupações com as dunas, prevendo-se a recuperação do cordão mais afectado pela erosão e a integração das dunas da Praia do Norte e do Cercado dos Veados nos percursos de divulgação ambiental.
O documento pode ser consultado na Divisão de Urbanismo e Ambiente/Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal da Nazaré, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 dos dias úteis. O período de apreciação pública teve início a 1 de Junho e prolonga-se por 60 dias. É dentro deste prazo que devem ser entregues, na Divisão de Urbanismo e Ambiente/Serviços Urbanos, eventuais sugestões ao plano.
A Praia do Norte ganhou projecção mundial depois de ter entrado para o Guinness como a praia onde foi surfada a maior onda, com 78 pés (cerca de 24 metros). Um feito alcançado por Garrett McNamara em Novembro do ano passado e que foi validado no passado mês de Maio.

J.F.