Nazaré quer SAP reforçado

0
570

A autarquia nazarena quer o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) da vila a funcionar num horário mais alargado que o habitual. A sugestão de reforço do funcionamento do SAP junta-se à do encaminhamento dos doentes urgentes para o Hospital de Leiria no contributo dado pela Câmara da Nazaré ao processo de reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência.

Com a criação do Centro Hospitalar Oeste Norte, as urgências da Nazaré passaram a ser encaminhadas para Alcobaça ou Caldas da Rainha, e daí para o Hospital de Santa Maria. Um trajecto que os autarcas querem ver alterado.

Aprovadas por unanimidade pelo executivo nazareno na passada semana, as propostas respondem a uma solicitação do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, que quer recolher contributos para o trabalho que está a ser levado a cabo pela Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência. Como justificação, a autarquia nazarena diz que “está em causa a importância da saúde para um destino turístico, que contribui para o Produto Interno Bruto”.

Avaliar as condições de acesso e de resposta na emergência pré-hospitalar e hospitalar e articulação do atendimento nos cuidados primários de saúde são algumas tarefas da comissão que foi recentemente criada. O grupo deverá ainda propor uma estratégia de desenvolvimento de resposta de emergência e da rede de urgência que actualmente existe no país.