Nazarenos preparam Carnaval em festa

0
395

Iniciado oficialmente a 3 de Fevereiro, na tradicional festa de São Brás, o Carnaval nazareno já mexe. Um baile à moda antiga, uma cegada e um baile de rua compuseram já o programa dos festejos, que neste fim-de-semana conta com a sempre animada saída dos Bicicletas e das Trotinetas.
Amanhã, dia 26, o dia é do grupo masculino Bicicletas e do grupo feminino Trotinetas. Como é habitual, os dois grupos, que reúnem largas dezenas de membros, vão animar as ruas com o colorido dos seus fatos e a sua alegria tão característica. Já no domingo, a Praça Sousa Oliveira volta a acolher mais um baile, com início marcado para as 15h00.
À mesma hora começa no Centro Cultural da Nazaré uma sessão de karaoke de Marchas de Carnaval da Nazaré. A iniciativa é integrada na exposição “Vem Balhar – da Rua para o Salão”, que pode ser vista no espaço cultural nazareno.
No final da próxima semana os festejos carnavalescos atingem o seu ponto alto, com os tradicionais desfiles. O primeiro é o das crianças das escolas do concelho, que este ano dedicam os seus disfarces ao tema Contos Tradicionais. O corso infantil tem início às 15h00 na marginal nazarena, caso o tempo o permita. Se S. Pedro não se quiser juntar à festa, o desfile das crianças far-se-á no Pavilhão Gimnodesportivo.
Já nos dias 6 e 8 de Março são esperadas milhares de pessoas para assistirem aos desfiles alegóricos dos vários grupos que todos os anos animam o Carnaval da Nazaré. Este ano o mote é “X’Ándar, X’Ósir, X’ Ós’ tar” e aos grupos de mascarados juntam-se as tradicionais brincadeiras, bandas infernais e ranchos de fantasia.

J.F.