Nova campanha Desembrulhar Sorrisos para recolher brinquedos para crianças

0
481

festaA festa da campanha de solidariedade “Desembrulhar Sorrisos”, que se realiza pela terceira vez, vai ter lugar este ano a 7 de Dezembro, na Expoeste. Do evento fará parte a entrega dos brinquedos que vão ser recolhidos nas próximas semanas, um lanche para as crianças e um espectáculo musical.
A campanha de recolha de brinquedos começa oficialmente amanhã de manhã, 15 de Novembro, numa actividade de rua na Praça da República, junto à sede da Junta de Nossa Senhora do Pópulo.
Numa conferência de imprensa que teve lugar a 7 de Novembro, no Centro de Juventude das Caldas, José Viegas, presidente da associação Ordem do Trevo (responsável pela organização), explicou que cada um dos parceiros da iniciativa irá ter um ponto de recolha onde podem ser entregues artigos como brinquedos, livros e jogos, novos ou usados, mas em bom estado, que vão ser oferecidos a quem precisa.
Os artigos serão depois transportados para o pavilhão da associação Arneirense, onde os voluntários, a partir de 2 de Dezembro, irão fazer a separação por idades e sexos, para depois estes serem embrulhados.
É feita também uma triagem dos brinquedos que aparecem estragados e que não servem para serem oferecidos. “Gostávamos que as pessoas tenham atenção ao que oferecem. O ano passado chegaram a aparecer bonecas sem cabeça e carros sem rodas”, comentou José Viegas, apelando a que haja um maior cuidado naquilo que as pessoas oferecem.
Por outro lado, é também sempre mais difícil conseguir brinquedos para as crianças a partir dos oito anos, principalmente quando se trata de rapazes. Daí a organização apelar também que se tenha uma atenção especial à faixa etária dos oito aos 12 anos. Segundo Nuno Magalhães, da Ordem do Trevo, uma das formas de ultrapassar a este problema é oferecer livros.
As crianças carenciadas que vão receber as prendas foram indicadas pelos agrupamentos escolares e associações que trabalham na área da solidariedade social. A organização estima que serão o mesmo número do ano passado, ou seja, cerca de 470. “São crianças que necessitam de um miminho e de desembrulhar sorrisos”, referiu José Viegas.
O “Desembrulhar Sorrisos” surgiu em 2012, mas nesse ano apenas com o envolvimento da Ordem do Trevo, tendo sido entregues brinquedos a 80 crianças.
No ano passado resolveram juntar esforços com outras entidades para promover uma mega-festa na Expoeste, aproveitando também o facto de a autarquia promover uma festa de Natal para os mais carenciados. Na festa, que se realizou a 21 de Dezembro, para além da entrega dos presentes a 470 crianças, foram distribuídos pela Câmara cabazes de alimentos para a ceia de Natal a 338 famílias e houve também um espectáculo com teatro e música.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt