Nova residência faz transplantar árvores protegidas

0
525
Projeto de 2,2 milhões de euros prevê criação de nova residência com 40 quartos
- publicidade -

Pedido ao ICNF para transplante das árvores que estão no terreno que foi cedido pela Câmara ao Politécnico

Nas Caldas há um projeto para a construção de uma nova residência de estudantes, que pretende criar 68 novas camas em 40 quartos (entre os quais duas camas em dois quartos preparados para mobilidade reduzida).
Trata-se de um investimento de mais de 2,2 milhões de euros, que será financiado ao abrigo do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
Em conjunto com a reabilitação das duas residências de estudantes já existentes nas Caldas, pretende-se fazer face às dificuldades que são atualmente sentidas pelos estudantes do ensino superior (e em específico da Escola de Artes e Design das Caldas) quando se deslocam para a cidade termal.
No total serão investidos mais de 4,3 milhões de euros nas obras das três residências.
Só que o projeto para a criação da nova, junto à existente no Avenal, levantou algumas questões e preocupações a cidadãos que alertaram o nosso jornal para a existência de árvores protegidas no terreno, que foi cedido pela autarquia ao Politécnico de Leiria para a construção do novo edifício.
Gazeta das Caldas questionou o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, que explicou que o objetivo é fazer o transplante das cerca de 20 árvores em causa, sendo que o Politécnico de Leiria tem o direito de superfície do terreno e, portanto, terá que ser essa entidade a fazer o pedido ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para poder retirar as árvores.
O autarca caldense frisa ainda que não se trata de uma mata, mas sim de árvores isoladas e que “é uma decisão que cabe ao ICNF”, mas que crê que “terá facilmente o acordo”.
Vítor Marques refere ainda que foi proposta pela autarquia ser esta a fazer o transplante das árvores para reflorestar outras áreas do concelho. “Dessa forma salvaguardamos desde logo a continuidade da espécie, noutros locais, e salvaguardamos a construção da residência para estudantes, que também é muito importante”. ■

- publicidade -