Nova votação para director da ESAD na próxima segunda-feira

0
472

Na próxima segunda-feira, 11 de Maio, vai realizar-se a terceira votação referente à eleição para o cargo de director da ESAD. As duas primeiras rondas, que se realizaram na passada segunda-feira, 4 de Maio, foram inconclusivas já que nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta. Susana Rodrigues, a anterior directora, retirou a sua candidatura à corrida eleitoral, pelo que o processo passou a ser disputado pelos três candidatos restantes: Rodrigo Silva, António Delgado e Pedro Campos Rosado.
Na passada segunda-feira tiveram a possibilidade de voltar a apresentar o seu programa eleitoral, nos termos legais. A repetição da votação foi inconclusiva pois, segundo o regulamento eleitoral, determina-se que “se existir mais do que um candidato e nenhum deles obtiver a maioria absoluta dos votos, nem se verificar um empate, proceder-se-á imediatamente a nova votação entre os dois candidatos mais votados”. Na primeira votação, os mais votados foram Rodrigo Silva e Pedro Campos Rosado. O regulamento da eleição afirma ainda que “a ausência de maioria absoluta se mantiver adiar-se-á a eleição para a reunião seguinte”. Esta está então marcada para o próximo dia 11.
A decisão de repetir o acto eleitoral a 4 de Maio para o cargo foi ordenada pelo presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Nuno Mangas, na sequência de uma decisão do Tribunal Central Administrativo Sul, como foi referido na última edição.
Contactados os vários intervenientes a propósito das votações de segunda-feira, estes não quiseram prestar declarações à Gazeta das Caldas. O professor António Delgado remeteu qualquer questão para o seu advogado, Adelino Granja, que também não quis prestar esclarecimentos.