Portugal, Itinerários, Património, Sol e Mar, Natureza e Golfe dão tema aos novos materiais promocionais do Turismo de Portugal que se encontram disponíveis on-line em www.visitportugal.com/brochures
As novas brochuras digitais estão disponíveis em sete idiomas (português, inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e holandês) e são apresentadas em duas versões, uma temática, e outra completa, incluindo todos os temas para uma apresentação genérica do destino Portugal.
Produzido através de uma aplicação interactiva, este material promocional possibilita uma navegação fácil, simulando o folhear de uma revista, e possui várias funcionalidades úteis como destacar elementos, marcar páginas, partilhar nas redes sociais ou descarregar para o computador.A região Oeste vem referenciada nos diversos conteúdos temáticos. No que respeita aos Itinerários é proposto um passeio de três dias pela Costa Oeste em demanda do Graal, com um roteiro pelo litoral e por terras dos cavaleiros Templários. Para o primeiro dia, o Turismo de Portugal sugere uma visita ao Convento de Mafra, um almoço de peixe grelhado na Ericeira e pernoita em Óbidos ou terminar o dia nas Caldas da Rainha.
Para o segundo dia a sugestão compreende uma visita ao mosteiro de Alcobaça, um passeio pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, uma ida ao campo militar da Batalha de Aljubarrota e ao castelo de Ourém.
O último dia poderá ser passado a visitar Tomar e Constância, passando pelo rio Tejo.
No que respeita ao Património, a brochura leva os visitantes a uma viagem desde há 150 milhões de anos até à contemporaneidade. Os dinossauros que habitavam a costa oeste portuguesa e cujos vestígios podem ser encontrados no Museu Municipal da Lourinhã ou na Pedreira do Galinha, no Parque Natural da Serra de Aire e dos Candeeiros, são algumas das raridades daquele período, a par do Parque Arqueológico do Vale do Côa.
A região vem de novo referenciada na fundação de Portugal com destaque para a fortaleza de Óbidos e no manuelino com o exemplo dos mosteiros de Alcobaça e Batalha, assim como o Convento de Cristo, em Tomar, todos classificados pela Unesco.
Ainda nesta temática há uma parte dedicada ao Património da Humanidade com referência ao Mosteiro de Alcobaça, apresentado como uma das mais importantes abadias cistercienses europeias.
Na temática Sol e Mar a região vem em destaque no capítulo “Na crista da onda”, com referências a Peniche e ao Canhão da Nazaré no que respeita à prática de surf. Para a prática de windsurf as sugestões são a Lagoa de Óbidos e o Baleal, enquanto que as praias de Peniche e do Baleal são as mais indicadas para se fazer kitesurf.
Na temática Natureza a brochura sugere percursos na ilha das Berlengas e nas Serras de Aire e Candeeiros. A observação de aves pode ser feita nas Berlengas e em Peniche.
O golfe é outra das temáticas das brochuras, num país que possui cerca de 80 campos para prática deste desporto. Referem que na região de Lisboa existem 12 campos de golfe, entre eles a Praia d’el Rey Golf e o Bom Sucesso (Óbidos), o Golden Eagle (Rio Maior), o campo de golfe do Vimeiro e o Campo Real (Torres Vedras) e o campo de golfe do Botado (Peniche). De fora da brochura do Turismo de Portugal ficou o campo de golfe do Royal Óbidos, com 18 buracos e projectado pelo espanhol Severiano Ballesteros.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt