O livro que reconcilia os portugueses com a sua História

0
622
Untitlsded-1 copyO mais recente livro de Roger Crowley “Os Conquistadores – como Portugal Criou o Primeiro Império Global” foi o mote para uma conversa entre os historiadores José Pacheco Pereira e José Manuel Garcia e o autor, que esteve na Livraria de Santiago, em Óbidos, a 9 de Abril, dias antes da apresentação da obra em Lisboa. 
Perante uma sala lotada, os oradores foram unânimes na qualidade do livro e José Pacheco Pereira disse mesmo que este livro “reconcilia os portugueses com a sua História”.
“Se querem ler um livro excelente, muito bem escrito sobre os Descobrimentos, é este”, aconselhou Pacheco Pereira, referindo-se a “Os Conquistadores”, do historiador Roger Crowley. Falando como um leitor comum, e não como especialista, o historiador e comentador salientou que existem em Portugal muitos livros sobre os Descobrimentos, mas nenhum como este.
Pacheco Pereira destacou que esta obra possui todas as qualidades da narrativa histórica inglesa e que cativa o leitor, dando pormenores da ambiência daquele período, com descrições dos navios, batalhas e da personalidade de algumas pessoas, como é o caso de Afonso de Albuquerque.
Disse ter ainda duas razões especiais para falar sobre os Descobrimentos. Em primeiro lugar, porque Duarte Pacheco Pereira, navegador, militar e cosmógrafo português, era seu antecessor directo, assim como o seu irmão, o bispo Gaspar Ferreira Pacheco. Por outro lado, porque permite-lhe reconciliar-se com a História.
“Muitas pessoas da minha geração detestam os Descobrimentos porque, mesmo nas universidades, quase nunca estudámos nada para além da Revolução Francesa”, disse, acrescentando que o estudo cingia-se a uma história nacionalista dos Descobrimentos, apoiada na cronologia dos factos e na visão do Cristianismo. Sentiu parte da reconciliação com essa História depois de 1974, com uma nova e mais livre abordagem ao estudo desta disciplina, e agora, com este livro.
Já antes, o também historiador e primeiro leitor da obra em português, José Manuel Garcia, tinha agradecido a Crowley este trabalho de investigação, destacando a fascinante temática e a forma como esta foi abordada pelo autor. Destacou a forma como foi explicado todo o projecto português de ir para a Índia, até à morte de Afonso de Albuquerque, e o papel decisivo de Portugal na História ao criar “a primeira espécie de império à escala mundial, iniciando assim a globalização”.
José Manuel Garcia considera que a obra consegue explicar com bastante detalhe todo o processo político, económico e religioso que está por detrás do domínio do Oriente.
Vasco da Gama “era genial”
Especialista nos grandes impérios marítimos europeus, Roger Crowley falou da bravura do povo português, que era pobre e viu no Indico a possibilidade de enriquecer. O autor destacou ainda que também aprendeu sobre o “extraordinário” carácter de pessoas, como Francisco de Almeida, Vasco da Gama e Afonso de Albuquerque que, em alguns momentos eram medievais, mas também muito inteligentes e modernos, utilizando o conhecimento e a observação científica.
Crowley disse ainda que coloca-se Cristóvão Colombo no centro dos Descobrimentos por ter descoberto a América, mas considera que Vasco da Gama não é uma figura menos importante. “Era uma figura genial”, disse, destacando que foi a chegada à Índia que marcou o inicio deste império marítimo.
“Conquistadores” põe Portugal no topo do mundo das Descobertas e do conhecimento científico, mostrando o protagonismo deste país na construção de um grande império marítimo e como figura central de uma nova era nas décadas que se seguiram à descoberta do caminho marítimo para a Índia.
O livro foi lançado em Dezembro no Reino Unido e EUA e chega a Portugal pela Editorial Presença, com um custo de 18,50 euros.
Este é o mais recente título do historiador especializado nos grandes impérios marítimos europeus e cujas obras foram bestsellers do New York Times. Leitor de Inglês na Universidade de Cambridge e professor de Inglês em Istambul, é autor de diversas obras de História, algumas delas premiadas.