No fim de semana o Grupo Motard de São Rafael e os Moradores e Amigos do Bairro Azul cumpriram a tradição
No último fim-de-semana quem andava pelas Caldas cruzou-se com o Pai Natal em bicicleta ou de mota. É que os cortejos deste ano saíram à rua, com dezenas de participantes e até se cruzaram.
O Grupo Motard São Rafael organizou o duplo cortejo, no sábado e no domingo. Se no sábado terminaram em Peniche, com a entrega de material didático, roupa e brinquedos no Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco (CAT) “O Aconchego”, no domingo o destino foi a Santa Casa da Misericórdia das Caldas, também com a entrega de bens ao CAT. No domingo, além de um passeio pelas ruas da cidade, o grupo parou no Centro Comercial La Vie.
Os cortejos contaram este ano com dezenas de participantes e a sua passagem era notada pelo barulho das motas e pela animação do grupo, que trazia um trenó puxado por uma… moto4.
Há já 15 anos que o clube motard caldense organiza iniciativas de solidariedade pelo Natal. A distribuição destes bens advém da angariação que organizam durante mais de um mês.
Este ano, os Pais Natal motards irão novamente tentar visitar o serviço de Pediatria do Hospital das Caldas no dia 24 de dezembro, como têm vindo a fazer. O objetivo é distribuir presentes, alegria e boa disposição pelas crianças que se vejam obrigadas a passar esta data internadas numa unidade hospitalar.
Na tarde de sábado também havia saído à rua o desfile dos Pais Natal em bicicleta, que anualmente é organizado pela Associação de Moradores e Amigos do Bairro Azul e que este ano contou com dezenas de participantes, que vieram de vários pontos do país para participar na iniciativa.
Uma das particularidades deste desfile é que é aberto a todos os que se queiram juntar, não sendo necessária uma inscrição prévia. Basta aos interessados levar a bicicleta, adereços natalícios e… boa disposição, que é uma imagem de marca do evento.
À passagem do grupo, que vai fazendo várias paragens em pontos marcantes da cidade, como a Praça da Fruta, ouvem-se gargalhadas, mas também cantigas de Natal. Tal como tem vindo a ser hábito, nesta nona edição do evento houve um mercadinho com animação na praceta do Bairro Azul. Quem passeava pelas Caldas na tarde de sábado teve a oportunidade de ver passar os dois cortejos juntos pela Rua Heróis da Grande Guerra. ■