A passagem de modelos com chocolate, que decorreu no passado dia 2 de Maio, no Olho Marinho, juntou mais de mil pessoas e foi um dos momentos altos do Festival Internacional de Chocolate deste ano. Esta edição ficou ainda marcada pela descentralização do evento, que terá continuidade no próximo ano. Depois do tema Amor deste ano, em 2016 será dado destaque ao Som e à Água com ligação do evento à Lagoa de Óbidos.
O presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, disse que este ano terão passado pelo festival cerca de 150 mil visitantes, um número semelhante ao do ano passado. O autarca estima que a receita global tenha sido de 200 mil euros, enquanto que o investimento foi de 190 mil euros. Contudo as contas ainda não estão completamente fechadas e “é natural que a despesa venha a baixar até aos 170 mil euros”, disse, deixando assim uma margem maior de lucro.
Humberto Marques acredita que o festival ainda pode dar mais lucro no futuro e o caminho passa pela continuidade da aposta na descentralização e conforto das pessoas. Nesta edição “as pessoas não sentiram as filas e tiveram oportunidade para conhecer a vila e não apenas a cerca do castelo”, disse.
Salientou que estão empenhados em contrariar a lógica de que o festival é um “evento de massas e desconforto”, assim como mostrar que em lugares “improváveis” podem acontecer eventos com bastante sucesso, como foi o caso do Olho Marinho.
“Queremos activar o território e as pessoas. Tivemos aqui fortes ligações com a História mas também com uma certa contemporaneidade, com o Bordado de Óbidos”, disse, dando o exemplo da capa bordada que foi utilizada pela apresentadora da passagem de modelos no Olho Marinho.
Mas também há coisas para corrigir na próximo ano. A utilização dos edifícios da EPAC, à entrada da vila, não se revelou uma boa aposta porque se situava a uma grande distancia dos restantes pontos do festival.
Em 2016 a temática do evento será o “Som e a Água” com uma ligação à Lagoa de Óbidos.
Mais de mil pessoas no Olho Marinho
Esta edição teve na passagem de modelos um dos seus pontos altos. Num cenário natural, junto às nascentes do Olho Marinho, foram apresentados os trabalhos dos estilistas Nuno Vidigal Kristine Kosta e Pedro Batim. A assistir estavam, segundo a organização, mais de mil pessoas.
O estilista de Mafra, Nuno Vidigal, foi o primeiro a apresentar a sua colecção, criada de propósito para o evento e na qual retratou o amor dos contos de fadas e das princesas. A paixão foi apresentada nas propostas da estilista de Leiria, Kristine Kosta, sobretudo com o uso das cores vermelho e preto. Por fim, o caldense Pedro Batim apresentou uma colecção onde recriou o ambiente do filme “As Cinquenta Sombras de Grey”. Os pasteleiros da equipa técnica do Festival fizeram o resto: colares, máscaras, leques e apontamentos vários em chocolate com que adornaram os trajes.
O espectáculo foi acompanhado pela Banda da União Filarmónica de A-da-Gorda, que interpretou bandas sonoras de filmes bem conhecidos, como o Titanic, Zorro e o Fantasma da Ópera.
A assistir ao desfile esteve o ministro adjunto e do desenvolvimento regional, Miguel Poiares Maduro, que no final destacou a capacidade da autarquia em colocar a sua história e identidade ao serviço da inovação e assim criar valor, riqueza e gerar algum emprego.