
A programação da Semana Santa, que teve início a 9 de março com a Procissão da Rapaziada, terá um dos seus momentos altos a 13 de abril, com a Procissão dos Ramos, seguida da missa de Ramos. Ainda no Domingo de Ramos, à noite, realiza-se a Procissão do Senhor dos Passos, uma das mais marcantes da Semana Santa de Óbidos, que evoca o caminho de Cristo até ao Calvário, num percurso feito pela vila apenas iluminada pela luz dos archotes. Na véspera, 12 de abril, a tradição decorativa dos tapetes de flores e sal voltará a enfeitar a Rua da Porta da Vila, simbolizando a beleza efémera da vida e a passagem de Cristo. Este ano, todas as freguesias foram desafiadas a participar nos Tapetes de Flores e Sal, com grupos de voluntários do concelho. O objetivo consiste em “juntar num ambiente festivo toda a comunidade, permitindo a criação de autênticas obras de arte, que embelezam espaços emblemáticos”, refere a autarquia em nota de imprensa.
Para este período estão previstos três concertos de música sacra, no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, pelas 21h00. São eles “In Memoriam Sacrificii”, com a Orquestra e Coro da Academia de Música de Óbidos, a 14 de abril; o Concerto do Coro Masculino e Dueto, com finalistas da Academia de Música de Óbidos, a 15 de abril; e “Domine Deus”, pelo Coral Alma Nova & Sinfonietta de Óbidos, a 16 de abril. Na Casa José Saramago estará patente, entre 12 de abril e 11 de maio, a exposição de fotografia “Semana Santa em Óbidos”, da autoria de Uli Schmidt.
O Tríduo Pascal inicia-se com a Missa da Última Ceia e Lava-Pés, a 17 de abril. No dia seguinte será celebrada a Paixão e a realizada a Procissão do Enterro do Senhor. A 19 de abril realiza-se a Vigília Pascal e, no dia seguinte, a Missa da Ressurreição, na Igreja de São Pedro.