Óbidos dedica abril à promoção da saúde

0
352

Rastreios, programas de promoção de atividade física e ações pelas freguesias integram o mês da saúde

Desde a passada sexta-feira, e durante 15 dias, decorre em Óbidos um rastreio do cancro da mama. Esta iniciativa do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o ACeS Oeste Norte, integra o mês da saúde. Para o próximo dia 22 está agendada a apresentação do perfil de saúde de Óbidos e serão apresentados vários outros projetos, alguns a decorrer durante um mês e outros com uma duração de um ano. Um desses casos é o levantamento e avaliação dos poços do concelho, para aferir da sua segurança, proteção e salvaguarda, e da utilização adequada da água existente.
Outra das apostas passa pela inclusão pela arte. O denominado Espaço F integra uma sala snoezelen e um outro espaço, onde pessoas com deficiência vão participar em ateliês de atividade cognitiva, multissensorial e social. A mantinha da amizade, que consiste na confeção comunitária de mantas para doação à população infantil será outro dos projetos a dinamizar, juntando os utentes dos lares, dos centros Melhor Idade e também as famílias dos alunos nas escolas. Ainda dirigido aos utentes, e colaboradores, dos lares existe uma atividade de terapia pela dança. “Dançar como se ninguém visse…” contará com a presença de um professor durante um mês e pretende “ativar e realinhar relações, emoções e sentimentos positivos através da dança”, explica a vereadora Margarida Reis à Gazeta das Caldas.
Também ao nível da promoção da saúde através do exercício físico será desenvolvida uma Academia de Mobilidade no Centro de Saúde de Óbidos. O projeto aplica-se aos utentes inscritos nas unidades do Centro de Saúde de Óbidos, com problemas de AVC, hipertensão, excesso de peso e depressão, ou outros, referenciados pelo médico de família.
O mês da saúde integra ainda a passagem da unidade móvel pelas freguesias do concelho, disponibilizando aconselhamento médico, bem como uma exposição de fotografia e pintura. “Pretendemos que a saúde em Óbidos seja valorizada na sua linha de prevenção e de promoção”, disse a autarca, destacando as atividades junto da população mesmo em tempo de pandemia. ■