Óbidos comemora 871 anos no próximo dia 11 de Janeiro. A efeméride será assinalada com a entrega de medalhas de mérito a oito personalidades e associações que se distinguiram nas áreas do desporto e da cultura. Serão homenageados Diogo Clemente, Filipe Cascão, Vítor Bernardo Rodrigues, Nuno Januário, Thomas Militão, João Rodrigues e Rui Almeida, todos atletas residentes e naturais do concelho de Óbidos ao serviço do Caldas Sport Clube, que foi semi-finalista na edição 2017-18 da Taça de Portugal.
Receberá a medalha de mérito a atleta Joana Rebelo Figueiredo, sagrada campeã no Campeonato Mundial Sport Kempo 2018 nas modalidades “Formas Mãos Vazias Soft” e “Point Kempo”. Será também homenageada a atleta Ana Rita Gomes, que alcançou o primeiro lugar nas modalidades “Formas Mãos Vazias Hard”, “Formas Mãos Vazias Soft”, “Formas Armas Hard” e “Formas Armas Soft”, no mesmo campeonato.
Mérito também para o ultra maratonista Jorge Serrazina, que tem participado em provas a nível mundial e organiza, há 10 anos, o Trail Nocturno do concelho de Óbidos.
Este ano serão também distinguidas a União de Amigos do Olho Marinho, a Escola de Concertinas da Gracieira, a Associação Just a Change e a Associação de Regantes. A sessão de entrega das medalhas terá lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00.
Mas as comemorações do feriado municipal começam antes. Amanhã, 5 de Janeiro, pelas 21h00, terá lugar a primeira gala Óbidos + Ativo, no anfiteatro da cerca do castelo. Dois dias depois, os meninos do concelho vão cantar as Janeiras ao executivo municipal durante a manhã.
A 8 de Janeiro, pelas 11h00, será apresentado o livro “A Vila”, Livros das Escolas de Óbidos, no complexo do Furadouro.
As comemorações continuam durante todo o mês de Janeiro, com concertos, inaugurações e a visita da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, juntamente com a nova directora Geral do Património e Cultura do Centro à obra de reabilitação da muralha, uma intervenção de um milhão de euros.