Óbidos precisa de mais bombeiros

0
3014
A corporação necessita de mais bombeiros para responder ao crescente número de serviços | J.R.

Os Bombeiros de Óbidos lançaram uma campanha de recrutamento para o curso de iniciação que começa a 6 de Janeiro de 2017. A campanha visa reforçar o contingente para tentar manter no futuro a mesma qualidade de serviço que a corporação presta actualmente à população.

Aquele corpo de bombeiros precisa de mais soldados da paz para responder ao crescente número de serviços que disponibiliza precisamente numa altura em que há uma menor disponibilidade dos voluntários para o serviço de bombeiros. Este problema assenta na sobrecarga horária que os voluntários têm nas suas profissões, que têm depois que conciliar com o apoio às suas famílias e com a actividade de bombeiro. E é tudo isto que provoca uma menor disponibilidade para estar nos serviços de prevenção, admitindo o comando da corporação que é cada vez mais difícil preencher as escalas de serviço.
São aceites no curso candidatos, homens e mulheres, entre os 17 e os 45 anos de idade, que deverão ter a escolaridade mínima obrigatória e capacidade física e psicológica para o desempenho das funções de bombeiro.
O curso só arranca com um mínimo de 15 candidatos e não tem número limite. A formação vai decorrer às sextas-feiras durante a noite e aos sábados durante o dia e terá uma duração de seis meses e uma carga de 250 horas. Os candidatos a bombeiros receberão formação em seis módulos, que incluem salvamento e desencarceramento, incêndios estruturais e incêndios florestais. O curso termina com um estágio de três meses em horário pós-laboral, ajustado à disponibilidade de cada candidato.
As inscrições podem ser feitas até 15 de Dezembro no quartel dos Bombeiros de Óbidos ou através do site www.bombeirosdeobidos.pt.