Óbidos prepara-se para viver a Semana Santa

0
701

FotoprocissaoA Semana Santa assume-se como um ponto alto no calendário religioso e cultural de Óbidos, atraindo milhares de pessoas anualmente à vila.
A anteceder as celebrações, que decorrem entre 20 e 27 de Março, realiza-se já no próximo domingo, 13 de Março, pelas 16h00, um concerto de música clássica, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa na Igreja da Misericórdia.
A 19 de Março, pelas 17h00, o Coro Menor actua no Santuário do Senhor Jesus da Pedra. Pelas 21h30 realiza-se a procissão da Mudança das Imagens, com saída da Igreja da Misericórdia.
A 20 assinala-se o domingo de Ramos. Pelas 15h00, tem lugar a Benção e Procissão dos Ramos, com saída do Museu Paroquial de São João, onde se comemora a entrada do Senhor em Jerusalém. Segue-se, meia hora depois, a Missa de Ramos na Paixão do Senhor, na Igreja de Santa Maria. A Procissão dos Passos, que começa pelas 17h00, percorrerá algumas das ruas calcetadas, dentro e fora das muralhas de Óbidos. Pelas ruas decoradas com um tapete florido segue o cortejo encabeçado pela figura do “gafaú”, que tem a cabeça coberta com um pano e transporta nas mãos um “serpentão” que anuncia à multidão a aproximação do condenado. Um cortejo simbólico do caminho que Jesus fez até ao calvário.
A 22 de Março, pelas 21h00, realiza-se um concerto pelo Coral Nascente. O espectáculo, de entradas livres, terá lugar na Igreja de Santa Maria. No dia seguinte, à mesma hora e no mesmo templo, terá lugar um concerto pelo Quarteto Arabesco intitulado “As sete últimas palavras de Cristo”, de Haydn.
No dia seguinte, pelas 16h00, será inaugurada a exposição “Santos Mártires”, seguido de um concerto pelo Trio Tarantella, no Museu Paroquial e com entradas livres. À noite, pelas 21h30, celebra-se a missa vespertina da Ceia do Senhor, na Igreja de S. Pedro.
Na Sexta-feira Santa, as cerimónias religiosas começam pelas 10h00 com o Ofício de Leituras e Laudes. À tarde, pelas 15h00, será celebrada a Paixão do Senhor na Igreja de São Pedro e, pelas 17h00, haverá uma via-sacra pelas ruas da vila. No mesmo dia, por volta das 21h30, sairá da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, apenas tem como iluminação os archotes, transportados por jovens colocados em pontos-chave da passagem do cortejo.
No sábado, 26 de Março, pelas 10h00, decorre o Ofício de Leituras e Laudes na Igreja de S. Pedro e à tarde, pelas 15h00, terá lugar o concerto Sinos da Terra por Fernando António dos Santos. Pelas 22h00, terá início a vigília pascal na Igreja de S. Pedro.
As cerimónias pascais terminam no domingo, 5 de Abril, pelas 17h00, com a celebração da missa da Ressurreição no mesmo templo.

Celebrações em S. Martinho do Porto

Em S. Martinho do Porto as celebrações da Semana Santa começam amanhã, 12 de Março, pelas 20h00, com a procissão da imagem de N. Sra. da Soledade para a Capela de N. Sra. do Livramento. No dia seguinte, pelas 16h00, sai à rua a procissão dos Passos do Senhor e Sermão do Encontro.
Uma semana depois, a 20 de Março, pelas 12h00, terá lugar a Benção dos Ramos na Capela de N. Sra. do Livramento, seguida de procissão para a igreja paroquial e missa.
O triduo pascal começa a 24 de Março pelas 21h30 com a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. No dia seguinte (Sexta-feira Santa), pelas 15h00, celebra-se a Paixão do Senhor e à noite, pelas 21h30, será feita a dramatização do Descimento da Cruz e procissão do Enterro do Senhor.
No sábado pelas 21h00 decorre a vigília pascal e no dia seguinte, domingo de Páscoa, pelas 12h00, realiza-se a missa da Ressurreição do Senhor.