Óbidos rende-se à imagem peregrina de Fátima

0
924
Gazeta das Caldas
A imagem de Nossa Senhora de Fátima numa procissão entre A-dos-Negros e Gaeiras | Fátima Ferreira

Centenas de pessoas têm participado nas visitas e procissões com a imagem peregrina de Fátima, que está a percorrer o concelho de Óbidos durante o mês de Maio. Trata-se da imagem nº 8 das 13 homólogas que o Santuário de Fátima dispõe para correr mundo.
No Olho Marinho, a primeira localidade a ser visitada, a imagem foi recebida com ruas cobertas de flores e fogo de artifício, acolhimento que se tem repetido pelas outras terras. Além do grupo que foi constituído em cada uma das freguesias para organizar a visita, os locais mobilizaram-se para enfeitar as suas casas e as ruas por onde passa a imagem peregrina.

Pelo chão há desenhos feitos com pétalas e plantas aromáticas e nas janelas há colchas e velas acesas. Também há quem faça pequenos altares à frente de casa e decore muros e vedações com flores de papel e cartazes a dar as boas vindas a Nossa Senhora.
Comum a todas as freguesias, é a realização de uma procissão das velas, de uma missa e da oração da manhã e do terço. Há também freguesias que têm uma noite de visita pelas ruas, como aconteceu na noite da passada terça-feira nas Gaeiras.
Empresas e outras entidades também têm recebido – depois de uma inscrição prévia – a visita da imagem, que tem viajado entre as localidades num carro dos bombeiros.
O padre Ricardo Figueiredo, em declarações à Gazeta das Caldas, explica esta mobilização da população obidense com o facto de “Nossa Senhora de Fátima fazer parte do ADN português, pelo que é muito difícil ser indiferente a Fátima, seja-se crente ou não”.
A visita termina na próxima quinta-feira, 31 de Maio, com a celebração da missa na Igreja de Santa Maria e a primeira comunhão das crianças. A imagem segue depois para o quartel dos bombeiros obidenses, regressando depois a Fátima. F.F.