
O Município de Óbidos assinou hoje um protocolo com a Guarda Nacional Republicana (GNR) para a instalação de um sistema de videovigilância. O contrato interadministrativo de cooperação prevê a implementação de 34 câmaras de segurança, num investimento superior a 460 mil euros.
Na cerimónia de assinatura, o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, sublinhou que esta medida é essencial para garantir a tranquilidade e a ordem pública. “Esta medida visa não só proteger os residentes e visitantes, mas também preservar o nosso valioso património cultural, assegurando que Óbidos continue a ser um destino de excelência”, afirmou.
Já o comandante do Comando Territorial de Leiria da GNR, Adérito Santos, destacou a importância do uso da tecnologia para otimizar a atuação das forças de segurança. “Com este protocolo, reforçamos não apenas a presença física dos nossos militares, mas também a utilização de tecnologia para aumentar a eficácia da nossa atuação, antecipando potenciais situações que possam comprometer a ordem pública e a segurança, nomeadamente nos diversos eventos que aqui decorrem anualmente”, explicou.
O secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, marcou presença no evento e reforçou a visão estratégica do Governo para a videovigilância. “Temos trabalhado para alargar o uso de câmaras de segurança em locais de grande afluência. Óbidos, com a sua relevância histórica e turística, é um dos locais onde esta medida faz todo o sentido”, defendeu.
O sistema de videovigilância será operado pela GNR e os responsáveis do município e da GNR realçaram que a utilização respeitará as normas de proteção de dados, garantindo que as imagens captadas serão utilizadas exclusivamente para fins de segurança. Além da prevenção da criminalidade, as câmaras também terão um papel importante na proteção do património, prevenindo atos de vandalismo e incivilidades.
Saiba mais na edição impressa da Gazeta das Caldas.