Um programa vasto com actividades religiosas e culturais assinala o tríduo pascal, que compreende os três dias de preparação para a festa da Páscoa, em Óbidos.
Hoje 24 de Março, pelas 16h00, será inaugurada a exposição “Santos Mártires”, seguido de um concerto pelo Trio Tarantella, no Museu Paroquial e com entradas livres. À noite, pelas 21h30, celebra-se a missa vespertina da Ceia do Senhor, na Igreja de S. Pedro.
Na Sexta-feira Santa, as cerimónias religiosas começam pelas 10h00 com o Ofício de Leituras e Laudes. À tarde, pelas 15h00, será celebrada a Paixão do Senhor na Igreja de São Pedro e, pelas 17h00, haverá uma via-sacra pelas ruas da vila. No mesmo dia, por volta das 21h30, sairá da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, apenas tem como iluminação os archotes, transportados por jovens colocados em locais da passagem do cortejo.
No sábado, 26 de Março, pelas 10h00, decorre o Ofício de Leituras e Laudes na Igreja de S. Pedro e à tarde, pelas 15h00, terá lugar o concerto Sinos da Terra por Fernando António dos Santos. Pelas 22h00, terá início a vigília pascal na Igreja de S. Pedro.
As cerimónias pascais terminam no domingo, 5 de Abril, pelas 17h00, com a celebração da missa da Ressurreição no mesmo templo.
No passado domingo realizou-se a bênção e procissão dos Ramos, que simboliza a entrada do Senhor em Jerusalém. O desfile começou junto ao Museu Paroquial de S. João e continuou até à Igreja de Santa Maria, onde foi celebrada missa. Seguiu-se a procissão dos Passos, que representa Jesus a caminho do Calvário, e é um dos momentos altos das celebrações religiosas em Óbidos.
Celebrações em S. Martinho do Porto
Em S. Martinho do Porto as celebrações do triduo pascal começam a 24 de Março pelas 21h30 com a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. No dia seguinte (Sexta-feira Santa), pelas 15h00, celebra-se a Paixão do Senhor e à noite, pelas 21h30, será feita a dramatização do Descimento do Cruz e procissão do Enterro do Senhor.
No sábado pelas 21h00 decorre a vigília pascal e no dia seguinte, domingo de Páscoa, pelas 12h00, realiza-se a missa da Ressurreição do Senhor.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt