No próximo sábado, dia 28 de junho, pelas 11h00, vai ser inaugurada a obra da Rua da Estação e a nova Passagem Superior de Peões sobre Caminhos de Ferro das Caldas da Rainha.
“As obras da Rua da Estação tiveram como objetivo melhorar o espaço público, garantindo o que se designa por percurso acessível. Foi aumentada a oferta de estacionamento, a
mobilidade e acessibilidade, dotando a via de condições cicláveis”, refere o município. “Foram ainda substituídas/prolongadas as infraestruturas técnicas existentes”, acrescenta.
No total, a empreitada da Rua da Estação, realizada pela CONTEC – Construção e Engenharia S.A., custou cerca de 800 mil euros (+ IVA).
Quanto à nova ponte sobre os caminhos de ferro, “as obras tiveram como objetivo a construção de uma nova passagem superior pedonal que garantisse as condições de acessibilidade, conforto e segurança dos utilizadores, incluindo os de mobilidade reduzida, na ligação entre a Avenida 1º de Maio, o cais de passageiros entre as linhas da ferrovia e a Rua 15 de Agosto”, explicam. “Destinada à utilização pública e de passageiros, torna-se importante a materialidade e enquadramento urbano desta nova ponte, além das questões funcionais”, complementam, notando que, “do ponto de vista urbano, e confrontando diretamente com o Edifício da Estação Ferroviária e a escola do Bairro da Ponte, a passagem tem uma configuração linear, materializada com a construção de um passadiço em estrutura metálica treliçada, apoiado – nos topos e no acesso ao cais central de passageiros – em três caixas de elevador em betão armado”.
Esta foi a forma encontrada para garantir “os acessos necessários, sem comprometer a preservação do valor patrimonial de cada um dos edifícios envolventes”.
Esta empreitada, realizada pela NOV PRO Construções S.A., custou mais de 1 milhão de euros (+IVA), sendo que parte do valor – cerca 460 mil euros – foi financiado pelo Programa Centro 2030 FEDER, no âmbito da mobilidade sustentável e ativa. O valor remanescente foi suportado pelo município.