OCDE considera o Complexo dos Arcos uma escola exemplar

0
658
Complexo dos Arcos
O Complexo dos Arcos foi escolhido entre 166 candidaturas de 33 países

O Complexo Escolar dos Arcos, em Óbidos, foi considerado uma escola exemplar pelo Centro para Ambientes de Aprendizagem, uma estrutura da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Graças a isso, aquela escola irá integrar o 4º Compêndio de Instalações Escolares Exemplares a nível mundial.

A decisão foi tomada em Paris, no passado dia 4 de Novembro, depois do júri, composto por seis especialistas em arquitectura, ter analisado 166 candidaturas de 33 países.
O compêndio, que será lançado a 29 e 30 de Setembro do próximo ano, irá tratar todos os ciclos de formação e abordará a forma como o design e gestão de edifícios contribuem para a qualidade da educação.
O presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, divulgou um comunicado no qual considera que esta distinção é um “prestígio enorme” e tem o mérito de “chamar a atenção para aquilo que estamos a fazer”.
Também o arquitecto autor deste projecto, Cláudio Sat, está satisfeito com a distinção, lembrando que quando avançaram para a sua concretização, a ideia era “inovar e avançar com uma nova tipologia educativa, lúdica e desportiva”.
A escola de Óbidos foi inaugurada em Setembro de 2008. Este ano foram inaugurados mais dois complexos escolares (Alvito e Furadouro) com uma tipologia semelhante à dos Arcos.