Assaltos à mão armada a mini-mercado nos Rostos e a farmácia nos Vidais
Dois homens encapuzados assaltaram à mão armada um mini-mercado nos Rostos e a farmácia dos Vidais, ao final da tarde de 12 de Fevereiro. Os ladrões deslocavam-se num veículo comercial ligeiro que tinha sido furtado em Alfeizerão.
O primeiro assalto ocorreu no mini-mercado do Largo, nos Rostos (Landal). Segundo declarações da proprietária, Lucinda Carvalho, à Gazeta das Caldas, dois indivíduos, ambos armados, entraram no seu estabelecimento de cara tapada e tentaram abrir a caixa registadora.
Antes disso, Lucinda Carvalho tinha-se apercebido que alguém tinha entrado e saído do mini-mercado, tendo vindo à porta ver quem tinha sido. Nessa altura, viu um dos indivíduos a perguntar ao outro: “que bolachas é que queres?”.
A comerciante voltou para a sua loja e pouco tempo depois deparou-se com os ladrões “encapuzados, de luvas pretas e com pistolas nas mãos”. A primeira reacção até foi brincar com a situação, mas os ladrões começaram a ficar nervosos com o facto de Lucinda Carvalho estar com uma faca na mão porque estava a abrir algumas embalagens.
Os assaltantes pegaram na máquina registadora, porque não a conseguiram abrir no local, e quando se puseram em fuga ainda empurraram a proprietária do mini-mercado contra uma prateleira. “Cai no chão e ainda me aleijei”, contou.
A caixa registadora, que tinha no seu interior cerca de 300 euros, foi encontrada danificada perto de uma oficina nos Rostos.
Nos Vidais, os homens entraram também de cara tapada e apontaram as duas armas à mãe da directora técnica e proprietária da farmácia, que estava a atender naquela altura.
Segundo Ana Sofia Carreira, proprietária da farmácia, quando o seu pai apareceu, os indivíduos, que já tinham aberto a caixa registadora e retirado todo o dinheiro, dispararam um tiro para o chão de forma a porem-se em fuga.
Ana Sofia Carreira revelou ao nosso jornal que da farmácia dos Vidais os ladrões levaram pouco mais de 100 euros.
Jovem apanhado a assaltar viatura em Peniche

Na madrugada do dia 12, pelas 05h30, um agente da PSP de Peniche interceptou um jovem de 23 anos que estava assaltar uma viatura. O ladrão, quando se apercebeu da presença do polícia, pôs-se em fuga, mas seria apanhado alguns metros depois. As autoridades detiveram o indivíduo e recuperaram diversos artigos que tinham sido furtados.
Nessa manhã foi apresentada uma queixa na PSP das Caldas pelo furto de um veículo ligeiro de mercadorias, avaliado em quatro mil euros.
Nos dias 13 e 14 de Fevereiro a polícia caldense recuperou dois carros que tinham sido furtados recentemente nesta cidade. Uma viatura furtada no concelho do Cadaval também foi recuperada pela PSP nas Caldas da Rainha a 14 de Fevereiro.
Duas casas foram assaltadas, a 8 de Fevereiro, em Alvorninha e na Foz do Arelho. No dia seguinte assaltaram duas viaturas em Alvorninha e Tornada.
Três homens foram detidos, no dia 11, pela GNR pelo furto ao interior do Mini-Preço do Bombarral. No mesmo dia houve um assalto a uma casa em Óbidos e a um estabelecimento comercial na Benedita. Foi ainda apresentada uma queixa pelo furto ao interior de um armazém no Lavradio.
Um veículo foi roubado no dia 12 em Vale Maceira, Alfeizerão. Nesse dia houve ainda uma queixa pelo furto ao interior de um estabelecimento no Bombarral.
De um armazém no Campo foram furtados, a 13 de Fevereiro, vários objectos utilizados na agricultura.
A 14 de Fevereiro foi recuperado pela GNR de Óbidos um veículo que tinha sido furtado no Nadadouro. Em Crastos (Vidais) foi assaltada uma casa e nas Gaeiras uma obra na urbanização Pé Leve.
Detenções por excesso de álcool e posse de droga
Um homem de 58 anos foi detido no dia 10, às 20h45, pela PSP das Caldas, por condução sob o efeito de álcool. O indivíduo tinha sido interveniente num acidente de viação, do qual só resultaram danos materiais, e registou uma taxa de álcool no sangue de 2,96 gr/l.
Nesse dia, na Nazaré, foi detido um homem de 34 anos por condução sem carta e mais cinco condutores, com idades entre os 30 e 40 anos, com excesso de álcool (de 1,35 gr/l a 2,18 gr/l).
Também a 10 de Fevereiro a PSP da Nazaré deteve mais cinco indivíduos, com idades entre os 19 e os 32 anos, que foram encontrados com haxixe suficiente para a confecção de 55 doses individuais.
Em São Martinho do Porto a GNR deteve um indivíduo que tinha na sua posse duas armas de fogo, 137 gramas de haxixe, 8,5 gramas de cocaína e 15,2 gramas de marijuana.
A 11 de Fevereiro foi detido pela PSP de Peniche um indivíduo de 28 anos, por conduzir uma mota sem ter carta.
Um homem foi detido, no dia 11, em São Martinho, por conduzir com 2,00 gr/l. No dia 13 foram mais detidos mais dois condutores com excesso de álcool (1,21 e 2,32 gr/l) em São Martinho.
No dia 14 de Fevereiro um homem de 30 anos foi detido pela PSP da Nazaré por condução de um veículo apreendido.
De 8 a 14 de Fevereiro a GNR das Caldas registou na área do seu destacamento territorial um total de 25 acidentes, dos quais resultaram sete feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt
Homem sente-se mal e morre avenida Timor Lorosae
Um homem com 60 anos sentiu-se mal enquanto caminhava na avenida Timor Lorosae, em direcção à sua casa na rua Francisco Franco, caiu para o lado e acabou por falecer no local, pouco depois das 13 horas de 12 de Fevereiro.
Francisco Granado, reformado das Finanças de Óbidos, vinha carregado com compras do centro comercial Vivaci, num percurso que fazia habitualmente. Apesar dos esforços do INEM para o reanimar, o homem acabaria mesmo por falecer.
Como o falecimento aconteceu na via pública, foi necessária a presença do delegado de Saúde Pública no local para declarar o óbito. A família do falecido estava consternada pelo facto do corpo ter ficado cerca de três horas, tapado com um lençol branco, à beira da estrada.
Segundo uma vizinha do prédio onde Francisco Granado habitava, Silvina Capitão, ninguém esperava que algo assim acontecesse, até porque o reformado era uma pessoa muito activa e que frequentemente fazia caminhadas longas.
P.A.
Vizinhos tomam conta uns dos outros
O caso da idosa que esteve morta em casa durante cerca de nove anos, em Rio de Mouro (Lisboa), dificilmente aconteceria na nossa região, porque em meios mais pequenos as pessoas acabam por se preocupar uns com os outros.
José António Silva, comandante dos bombeiros voluntários das Caldas, contou à Gazeta das Caldas um caso que aconteceu há cerca de três meses nas Relvas (Santa Catarina).
“Os moradores alertaram a GNR para o facto de uma vizinha idosa, com quem tinham estado no dia anterior, não ter aberto a porta para a entrega de uma botija de gás que tinha encomendado”, explicou José António Silva.
As persianas da casa estavam fechadas e ao tentarem telefonar para a senhora, ninguém atendia.
A GNR e os bombeiros deslocaram-se ao local e perante a situação, decidiram levantar o estore da janela do quarto. “Nessa altura, verificámos que a luz do quarto da senhora estava acesa, o que não era normal porque já era de dia”, adiantou. Acabaram por forçar a abertura da janela e depararam-se com a idosa inconsciente no chão.
A mulher foi assistida no local pela VMER e transportada para o hospital, onde acabaria por falecer alguns dias depois.
O comandante dos bombeiros recorda-se de outros casos em que os pedidos de ajuda dos vizinhos, perante o desaparecimento de idosos a viverem sozinhos, levaram à descoberta de cadáveres, mas não se transformando num tema mediático como tem estado a acontecer nos últimos dias.