OCORRÊNCIAS POLICIAIS

0
610

Ladrões apanhados depois de caírem durante assaltos a casas

No espaço de três dias houve dois assaltantes que tiveram azar e caíram quando estavam a tentar roubar. No dia 9 de Agosto um ladrão caiu da sede da colectividade do Carvalhal Benfeito e no dia 11, em circunstâncias mais dramáticas, um homem apanhou um tiro e caiu de uma janela quando assaltava uma casa.

Na madrugada de 9 de Agosto, às 6h50, os bombeiros voluntários das Caldas da Rainha foram chamados ao Carvalhal Benfeito para prestar socorro a uma vítima de queda, que afinal era um dos três indivíduos que foi detido em flagrante delito pelo assalto à sede da colectividade do Carvalhal Benfeito.
Quando os bombeiros chegaram ao local depararam-se com a presença da GNR, que tinha detido duas pessoas (um homem de 27 anos e uma mulher de 19) e identificado um menor de 15 anos. Os três alegados ladrões são residentes nas Caldas. A vítima da queda, que tinha originado uma chamada para o 112, acabou por não necessitar de ser transportada para o hospital.
A Guarda conseguiu recuperar 85 maços de tabaco e 42 euros em dinheiro, que tinham sido furtados de uma máquina de brindes. Como os indivíduos moram nas Caldas, a 18 quilómetros do Carvalhal Benfeito, e não foi encontrada nenhuma viatura, a GNR está agora a investigar se houve mais envolvidos no assalto.
Na madrugada de 11 de Agosto, à 1h00, os bombeiros das Caldas também foram chamados para uma ocorrência em Casais da Areia (Salir de Matos), onde um outro ladrão também caiu de uma janela depois de ter sido atingido com um tiro pelo proprietário de uma casa que estava a assaltar. Depois de receber tratamento hospitalar, o assaltante já teve alta do hospital.
Segundo os bombeiros, o homem de 36 anos estava dentro da casa quando foi surpreendido pelo proprietário, que estava armado com uma caçadeira. O ladrão saltou pela janela e partiu o fémur esquerdo, para além de ter sido atingido com um tiro.

Detido com armas ilegais

Outro homem foi detido a 5 de Agosto, em Vale Maceira, por ter na sua posse uma faca e um bastão. As armas ilegais foram detectadas no âmbito de operação de fiscalização de trânsito. No mesmo dia assaltaram um armazém na Atouguia da Baleia e furtaram cabo de cobre de uma pecuária em Poço das Vinhas (Turquel).
Um cidadão estrangeiro de 42 anos foi detido pela GNR a 6 de Agosto, na Foz do Arelho, por permanência ilegal em território nacional. No Baleal assaltaram uma viatura.
A PSP de Peniche, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), as Finanças e a Alfândega, realizaram, a 6 de Agosto, uma acção de fiscalização na feira anual de Peniche durante a qual foram apreendidos 134 artigos de vestuário, calçado e perfumaria no valor aproximado de 3,110, por suspeita de contrafacção. De acordo com a polícia, foram elaborados três processos-crime.
No dia 7 uma loja de compra e venda de ouro na Benedita foi assaltada por um indivíduo que ameaçou o funcionário com uma pistola. A GNR não revelou o valor do roubo. Nesse dia foi ainda assaltada uma viatura no Carvalhal (Bombarral), outro carro na Foz do Arelho, um stand de automóveis na Tornada e uma casa no Peso (Santa Catarina).
A 8 de Agosto foram assaltadas duas casas em São Martinho, uma outra no Pó (Bombarral) e ainda mais uma em Ferrel. No dia seguinte também foi assaltada uma residência no Baleal e um estabelecimento comercial em São Martinho. A 10 de Agosto houve um furto noutra casa, desta vez na Fanadia. Na Foz do Arelho assaltaram uma viatura.

Pesca ilegal no Arnóia

Três indivíduos foram detidos na barragem do rio Arnóia, no dia 11, por estarem a fazer pesca desportiva com um número de canas superior ao permitido por lei. Na praia Supertubos (Peniche) foi assaltada uma viatura.
Durante essa madrugada, às 2h15, um homem de 41 anos foi detido pela PSP das Caldas por ameaças e injúrias a um agente de autoridade. De acordo com informações da PSP, o indivíduo estava envolvido numa desordem e não terá acatado a ordem da polícia para terminar com a discussão.
A 11 de Agosto foi ainda recuperada uma viatura que tinha sido furtada no dia anterior, nas Caldas da Rainha.
Um homem de 30 anos, que conduzia uma bicicleta e foi interveniente num acidente de viação ao final da tarde de 8 de Agosto, em Peniche, foi detido pela PSP por registar uma taxa de álcool no sangue de 2,23 gr/l.
De 5 a 11 de Agosto a GNR das Caldas da Rainha registou, na área do seu destacamento territorial, um total de 36 acidentes, dos quais resultaram seis feridos ligeiros.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt