A GNR das Caldas deteve, na noite de 1 de Setembro, em Casais do Chão (Nadadouro) um homem de 44 anos por ter na sua posse quatro armas proibidas. A Guarda tinha sido chamada à sua casa por causa de uma situação de violência doméstica e acabou por encontrar uma caçadeira e três carabinas modificadas, que eram do agressor.
Um armazém foi assaltado a 25 de Agosto na Serra do Bouro. No mesmo dia foi roubado um automóvel na Atouguia da Baleia. No dia seguinte assaltaram uma viatura em Tornada e outra no Baleal.
A 28 de Agosto uma idosa da Tornada ficou sem vários artigos em ouro que tinha consigo, depois de ter sido enganada por dois burlões. Segundo a GNR das Caldas, os vigaristas fizeram-se passar por amigos da família da vítima e pediram para pesar o ouro que esta tinha no corpo. Quando a idosa acedeu ao pedido, os burlões puseram-se em fuga com os artigos em ouro.
Ainda no dia 28, em Tornada, foi roubado por esticão um fio de ouro a outra idosa. Em Ferrel assaltaram um carro e furtaram dinheiro de uma roulotte de venda de farturas. Em São Martinho do Porto foi também assaltado um veículo.
A 29 de Agosto foi assaltado um estabelecimento comercial na Benedita, de onde levaram uma quantia em dinheiro num valor não especificado pela GNR. Também no Baleal foi assaltada uma loja, de onde levaram vários artigos e dinheiro. Em Alvorninha assaltaram um carro.
Dois carros foram assaltados a 30 de Agosto, um na Benedita e outro no Baleal. No último dia de Agosto furtaram uma carteira em Venda da Costa (Alvorninha). Na Usseira foram roubados vários artigos do interior de uma casa. O mesmo aconteceu em A-dos-Negros e na Serra d’El Rei. Ainda nesse dia, no Bombarral, houve um furto ao interior de um veículo e foi apresentada uma queixa por violência doméstica.
A 25 de Agosto foi detido um condutor, em Casais da Serra, por condução sem carta. De 25 a 31 de Agosto a GNR das Caldas da Rainha registou, na área do seu destacamento territorial, um total de 32 acidentes, com 17 feridos ligeiros e três feridos graves. Foram testados 681 condutores, tendo sido detectados 19 condutores com uma taxa de alcoolémia superior ao legalmente permitido.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt