Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 21:42
- publicidade -
InícioBrevesOCORRÊNCIAS POLICIAIS - Idoso baleado na perna por assaltantes

OCORRÊNCIAS POLICIAIS – Idoso baleado na perna por assaltantes

-

Três homens encapuzados assaltaram uma casa em Cortém (Vidais) e balearam o proprietário na tarde de sábado, 7 de Julho.
Segundo a comandante da GNR das Caldas, Ana Vaz, os três ladrões entraram na casa da vítima pelo portão do pátio, na qual estava a proprietária que começou a gritar. O marido, que estaria num campo agrícola próximo, foi alertado pelos gritos e acorreu à sua mulher. Foi nessa altura que um dos ladrões disparou um tiro na coxa esquerda do proprietário da casa, que acabaria por ser transportado para o Hospital das Caldas da Rainha.
Os assaltantes puseram-se em fuga, tendo sido recolhidos por um quarto elemento, que aguardava dentro de uma viatura numa estrada secundária.
De acordo com as informações recolhidas pela GNR, foi apenas roubado um fio de ouro.
O comandante dos bombeiros voluntários das Caldas, José António Silva, soube no local que o homem já tinha sido vítima de uma tentativa de assalto, há cerca de duas semanas, mas que nessa altura tinha conseguido assustar os ladrões com uma arma de fogo.
O caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária.

PSP EM BLOQUEIO INFORMATIVO

Mais uma vez, a PSP não relatou nenhum assalto ou outra ocorrência do género, que tenha acontecido na semana passada nas áreas das esquadras de Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré e Peniche. O bloqueio informativo acaba por prejudicar a imagem do destacamento territorial da GNR das Caldas, que envia a informação completa das ocorrências, em comparação com a PSP, que omite o que acontece nas áreas pelas quais é responsável.
A PSP caldense parece mais apostada no sector do trânsito, com operações Stop, do que noutras áreas, como a investigação criminal, de modo a evitar possíveis vagas de assalto.
A Guarda deteve a 6 de Julho, na Benedita, um indivíduo por posse de droga. No dia 8 a GNR apreendeu duas plantas de cannabis em Casais Brancos.
A 2 de Julho foram assaltadas três residências no Arelho, Casal Frade e Baraçais, e duas viaturas na Usseira e na praia Super Tubos. Foi ainda furtado um veículo na Nazaré e roubado, por esticão, um fio de ouro. Também no dia 4 foi roubado um fio de ouro a uma mulher de 77 anos, na Atouguia da Baleia, e a 8 de Julho aconteceu o mesmo na Amoreira. Para evitar estes casos, a GNR aconselha a que não se ostente este género de peças em ouro.
Outra casa foi assaltada a 3 de Julho, em Casais de Santa Helena (A-dos-Francos). No mesmo dia assaltaram um veículo no Baleal. No dia 4 assaltaram um armazém agrícola em A-dos-Francos e uma idosa foi burlada, em Baraçais (Roliça), por alguém que se fez passar por funcionário da Segurança Social.
Um jovem de 15 anos foi conduzido pela PSP das Caldas a um centro educativo em Caxias, a 4 de Julho, no seguimento de um mandado de detenção e condução, emitido pelo tribunal judicial caldense, no âmbito de um processo tutelar educativo
Em Rio Maior, a 5 de Julho, a GNR identificou um indivíduo de 26 anos que estava na rua a vender material contrafeito. Ao “vendedor” foram apreendidos 15 pares de óculos de sol. Presente a tribunal, foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Ainda no dia 5, a GNR das Caldas recebeu duas queixas pelo furto de uma viatura e um assalto ao interior de outra. Foi também apresentada uma queixa pelo furto de bovinos em Tornada. Na Usseira assaltaram uma casa e no Bombarral um armazém.
No dia seguinte foram assaltadas duas casas, em S. Martinho do Porto e Valado dos Frades, e um veículo foi roubado um em Alfeizerão.
A 7 de Julho furtaram artigos no valor de 274 euros de uma casa na Benedita. Dois carros foram assaltados em S. Martinho e praia do Salgado.
A GNR das Caldas recebeu várias queixas a 8 de Julho pelo furto de três malas e documentos numa discoteca na Foz do Arelho. Uma viatura furtada nesse dia foi entretanto recuperada pela Guarda. No Bombarral roubaram uma bicicleta do interior de uma garagem.

Condutor agrediu agente da PSP na Nazaré

Um homem de 59 anos foi detido pela PSP da Nazaré, às 22h50 de 8 de Julho, depois de ter injuriado e agredido um agente da autoridade, na sequência de uma multa de estacionamento.
Segundo informações da polícia, na esquadra quando foi solicitado para o homem apresentar a multa, assim com os documentos, “o mesmo, através de um gesto brusco, empurrou a mão do agente policial conta a parede da esquadra, o que motivou fortes dores na mão, originadas pelo forte impacto na dita parede”. O agente foi observado no Hospital de Alcobaça.
No dia 5 a GNR das Caldas deteve, na estrada nacional 242, um homem que conduzia com 1,67 gr/l.
No dia 6, pelas 8h50, a PSP das Caldas deteve um homem, com 31 anos, que conduzia sem carta um veículo ligeiro de mercadorias.
Na madrugada de 7 de Julho, a polícia caldense deteve outro indivíduo, com 38 anos, que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 1,65 gr/l. Um homem de 20 anos foi detido pela GNR de Peniche, em Geraldes, por conduzir uma mota sem carta.
A 8 de Julho foram detidos três condutores com excesso de álcool em A-dos-Negros (2,25 gr/l), Valado dos Frades (1,42 gr/l) e Bombarral (3,22 gr/l).
Na Nazaré, durante madrugada de 9 de Julho, a PSP deteve um motociclista com 3,31 gr/l.
De 2 a 8 de Julho a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 23 acidentes, dos quais resultaram apenas três feridos ligeiros.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

Conselhos da polícia para as férias

· Dê uma aparência de actividade à sua residência;
· Não diga a estranhos que vai de férias.
· Informe o seu vizinho, ele é a sua segurança mais próxima;
· Verifique e feche bem portas e janelas;
· Não deixe acumular correspondência, peça a alguém de sua confiança para a recolher;
· Guarde em lugar seguro jóias, dinheiro, valores e objectos de arte;
· Catalogue, se possível, os seus objectos de valor e anote os seus números de série.

Antes de iniciar a sua viagem de automóvel:

· Verifique as condições de segurança do seu veículo, especialmente o estado dos pneus, travões, direcção, suspensão, dispositivos de sinalização e focagem dos faróis e o estado de funcionamento dos limpa pára-brisas;
· Acondicione correctamente a bagagem a transportar no veículo;
· Tenha presente que a fadiga, a doença, refeições pesadas, medicamentos, álcool, entre outros factores, prejudicam a aptidão para conduzir;
· Escolha criteriosamente o itinerário, opte por estradas com menos movimento e evite, se possível, as horas de ponta.

Quando estacionar, não se esqueça:
· Tranque as portas;
· Guarde as chaves sobressalentes em casa ou no seu bolso, mas nunca no interior da viatura;
· Quando estacionar, deixe o lado do motor virado para o local mais visível. Se alguém lhe mexer será mais facilmente detectado;
· Mesmo que a sua ausência seja breve, nuca deixe o motor a trabalhar. Nem mesmo num parque de estacionamento;
· Use tranca, bengala de pedais ou de volante visível do exterior;

Ao circular na rua:
· Esconda adornos ou jóias com aspecto valioso;
· Ande com as suas chaves fora da carteira, num bolso interior do vestuário;
· Não traga, na carteira, coisas valiosas ou de grande interesse para si;
· Não traga quantias elevadas na carteira e distribua o dinheiro que trouxer por vários bolsos interiores;
· Se traz carteira, bolsa ou saco de compras, transporte-os o mais possível junto ao corpo e do lado de dentro do passeio;
· Quer de dia, quer de noite, não peça, nem aceite, boleias de estranhos;
· Caminhe contra o sentido de trânsito, a fim de se aperceber de qualquer manobra ou aproximação suspeita de qualquer veículo;
· Na rua, se um condutor de um veículo a ameaçar, grite e corra na direcção oposta ao sentido do trânsito;
· Evite atalhos através de caminhos ou carreiros mal iluminados, ou através de áreas descampadas ou parques, mesmo que tenha de percorrer maiores distâncias.

PSP reforça presença em zonas balneares, turísticas e comerciais

Está a decorrer até 15 de Setembro, a operação Verão Seguro 2012 da PSP, que tem como principal objectivo adequar e concentrar a sua capacidade operacional “de forma a incrementar o sentimento de segurança em zonas balneares, áreas turísticas e comerciais, residenciais e parques de estacionamento dessas zonas e nos principais eixos rodoviários sob sua responsabilidade, sendo seu propósito assegurar nesses locais, um elevado índice de visibilidade”, refere um comunicado da polícia.
Segundo a PSP, as pessoas “por estarem mais despreocupados ou relaxadas, esquecem-se muitas vezes de procedimentos básicos que promovem a sua própria segurança” (ver caixa com conselhos).
Nos meses de verão de 2011 os crimes mais cometidos foram os de furto em veículo e em residência. Das 51.077 ocorrências (criminalidade geral) registadas no país na área de competência da PSP, 60% correspondem a crimes contra o património.
Desta operação sazonal fazem parte dos programas Verão Seguro, Chave Direta, PSP – Portugal, Safer Place e iniciativa “Estou Aqui!”.
Segundo a polícia, o programa “PSP – Portugal, Safer Place” procura transmitir a imagem aos cidadãos estrangeiros que Portugal se constitui um destino de férias em segurança;
O “Verão Seguro, Chave Direta” visa possibilitar uma vigilância mais assídua da PSP a residências temporariamente desabitadas. Este serviço é gratuito e pode ser solicitado no site www.psp.pt ou em qualquer esquadra da PSP. A GNR também disponibiliza este serviço.
Em 2011 foram 8942 as residências vigiadas pela PSP, o que representa um aumento de 2297 habitações relativamente ao ano de 2010.
“Estou Aqui!” é uma iniciativa inédita através do qual a polícia pretende desenvolver em paralelo um conjunto de medidas adicionais de contacto que possam acelerar o processo de reencontro da criança perdida com os seus pais, através da utilização de uma pulseira. Este adereço não contém qualquer dispositivo localizador eletrónico (GPS) servindo apenas de identificador do responsável legal da criança que a usa, através de oito caracteres alfanuméricos.

P.A.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.