OCORRÊNCIAS POLICIAIS – Incêndio ameaçou destilaria nos Vidais

0
638
- publicidade -
O fogo desenvolveu-se em três frentes, duas delas ameaçando casas e uma destilaria de aguardante

Um incêndio florestal junto aos Vidais, na tarde de 1 de Agosto, preocupou os bombeiros quando começou a desenvolver-se em três frentes, duas delas ameaçando casas e uma destilaria de aguardante, mas acabaria por ser controlado em menos de duas horas.
“Felizmente houve meios suficientes para atacar rapidamente esse incêndio e até com um meio aéreo que nos ajudou”, referiu o comandante dos bombeiros das Caldas, José António Silva.
O fogo rapidamente tomou a encosta junto à povoação, devido à velocidade do vento, o estado do mato e a configuração do solo. A maior preocupação era a destilaria, conhecida como Fábrica do Álcool, porque tem reservatórios cheios de aguardante.
O alerta foi dado pouco antes das 17h00 e às 18h30 já estaria controlado. O rescaldo foi mais demorado porque arderam 4,5 hectares e houve ainda dois reacendimentos, rapidamente extintos.No dia seguinte deflagrou outro incêndio numa mata junto à Rabaceira (Vidais) que foi mais difícil de controlar porque não foi possível ter o apoio de um meio aéreo de combate, devido à altura do mato (com cerca de dois metros de altura) e ao mau estado dos arruamentos no interior da mata.
No combate a este fogo estiveram envolvidos 58 bombeiros e cerca de 20 viaturas de várias corporações da região. Os bombeiros caldenses mantiveram-se no local até sábado à noite para evitar reacendimentos.
Na segunda-feira os bombeiros das Caldas foram chamados pelos seus colegas de São Martinho do Porto, depois de uma embarcação marítima ter virado junto à baía daquela freguesia.
Não houve vítimas, porque os cinco tripulantes da embarcação nadaram até à costa perto dos Casais da Boavista (Serra do Bouro). Os homens estariam a pescar quando o barco se virou devido a uma onda.
Segundo a agência Lusa, a 1 de Agosto também foram resgatados dois cidadãos alemães, pai e filho, junto à praia da Gralha, pela Polícia Marítima da Nazaré.
De acordo com informações divulgadas pela Lusa, o filho, de 16 anos, estava a brincar com uma prancha à beira-mar quando foi arrastado e o pai, de cerca de 50 anos, tentou salvá-lo, pelo que ficaram os dois em dificuldades. Transportados para a Nazaré, acabaram por recusar ser vistos no hospital.

Violência na noite da Nazaré

Um homem de 32 anos foi detido pela PSP da Nazaré, às 5h40 de Agosto, depois de ter esfaqueado outros três indivíduos, com idades entre os 22 e os 30 anos.
A polícia desconhece as razões das agressões que aconteceram à porta de um bar. As vítimas sofreram apenas ferimentos ligeiros, mas foram conduzidas ao hospital.
Nessa mesma madrugada, cerca das 6h50, um indivíduo de 23 anos também foi detido pela PSP da Nazaré, depois de ter injuriado e tentado agredir um polícia.
Os agentes tinham sido chamados por causa de uma desordem que estaria a ser provocada por aquele homem e quando chegaram ao local este reagiu de forma agressiva, recusando identificar-se. Depois de ter sido conduzido à esquadra, terá tentado agredir um polícia e acabou por ser detido.

- publicidade -

GNR deteve assaltante de viaturas

A GNR de Óbidos deteve, a 30 de Julho, em flagrante delito, um homem de 32 anos que estava a tentar assaltar uma viatura no parque de estacionamento da Memória. No dia anterior tinha sido assaltado um veículo num parque de estacionamento junto à Lagoa de Óbidos. Foram também furtados vários artigos no interior da Feira Medieval de Óbidos.
A 31 de Julho foi roubado um automóvel nas Caldas da Rainha e outro em Tornada. Foram ainda assaltadas duas casas, no Bairro Social (Tornada) e Praia d’El Rei. Na Benedita foi assaltada uma empresa de materiais de construção civil e uma casa. A EDP apresentou queixa pelo furto de cabo eléctrico em Ferrel e em Casal Figueira (Peniche). No concelho de Peniche houve dois assaltos ao interior de um contentor de apoio a um posto de combustível e de um veículo.
Uma viatura furtada nas Caldas a 30 de Julho foi recuperada no dia seguinte. Na tarde de 31 de Julho, a PSP das Caldas apreendeu a um homem de 39 anos haxixe suficiente para a confecção de 12 doses individuais. O indivíduo estava junto a um grupo de oito pessoas que estão referenciadas como consumidores de droga.
Quatro indivíduos foram constituídos arguidos por suspeita de um assalto a uma obra na Cela, a 1 de Agosto, de onde terão furtado vários artigos. A GNR conseguiu recuperar o material furtado e identificar os alegados autores do assalto. Em São Bernardino (Peniche) foi assaltada uma casa.
No dia 2 de Agosto assaltaram um armazém e houve um furto de gasóleo em Turquel. No Reguengo da Parada assaltaram uma viatura.
Um armazém foi assaltado a 3 de Agosto em Alfeizerão. Na Coimbrã (Atouguia da Baleia) foram roubados seis armários de distribuição de energia da EDP. No mesmo dia, e na mesma freguesia, em Casal Vala, foi ainda furtado cabo de cobre. Em Salir do Porto houve uma queixa por roubo por esticão. De um armazém na Benedita furtaram um veículo.
Uma loja de compra e venda de ouro na Benedita foi assaltada com recurso a uma arma de fogo a 4 de Agosto. No mesmo dia furtaram uma bomba de água eléctrica em Carvalhal Benfeito e assaltaram um veículo na Foz do Arelho.
Em São Martinho, dia 5, furtaram três bicicletas do interior de uma garagem. Em Ferrel foi assaltada uma casa.

Condutores detidos

Um cidadão estrangeiro foi detido a 30 de Julho na Cela (Alcobaça) por conduzir uma mota sem carta. No mesmo dia a GNR deteve ainda um português que conduzia também sem carta um carro.
A GNR deteve, a 31 de Julho, na praia de S. Martinho um homem de 22 anos que se encontrava evadido do Estabelecimento Prisional de Leiria. O jovem foi entregue aos elementos da guarda prisional, que o transportaram para o estabelecimento de onde fugiu. Em Valado dos Frades, a 2 de Agosto, foi detido um condutor com 1,62 gr/l.
A 1 de Agosto, pelas 11h30, a PSP das Caldas deteve um homem com 48 anos que conduzia uma carrinha sem ter carta.
Ao final da tarde de 3 de Agosto foi detido em Alcobaça um condutor com uma taxa de álcool no sangue de 2,00 gr/l. Às 17h55, a PSP de Alcobaça deteve também um jovem de 16 anos que conduzia uma mota sem ter carta.
A 4 de Agosto a GNR deteve, em Turquel, três condutores, com idades entre os 36 e os 47 anos, que conduziam com excesso de álcool (1,40, 1,77 e 1,81 gr/l). Em Peniche, a PSP deteve um homem de 36 anos que conduzia uma mota com 1,84 gr/l.
De 30 de Julho a 5 de Agosto a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 33 acidentes, dos quais resultaram 11 feridos ligeiros.

Pedro Antunes

pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -