Vinte e seis borregos, um carneiro, alguns pintos e duas vacas morreram na sequência de um incêndio no palheiro de um estábulo junto ao bairro das Morenas, na madrugada de 30 de Junho, no qual arderam cerca de 700 fardos de palha.
O fogo deverá ter começado por causa de uma lâmpada no palheiro que poderá ter entrado em curto-circuito ou aquecido demais e incendiado a palha.
Segundo Alcino Pereira de Almeida, sobrinho do proprietário daquela exploração agrícola (Luís Pereira) onde também trabalha, o seu tio estava desde as 4h30 da manhã a carregar borregos para serem vendidos quando começou a ver fumo a sair de cima do palheiro. “Ele chamou-nos e nós viemos a correr, porque já estávamos vestidos, mas quando chegámos já estava muito fogo e não conseguimos fazer nada”, contou Alcino Almeida que mora numa casa ao lado.
O alarme para os bombeiros foi dado cerca das 4h50, mas com a quantidade de palha existente naquele local o fogo propagou-se rapidamente e os soldados da paz já só vieram a tempo de manter o incêndio circunscrito ao palheiro.
O estábulo tinha mais animais, mas estes acabaram por ser salvos. “Tirámos o gado para fora mas mais um minuto ou dois e não conseguíamos salvar nenhum”, disse Alcino Almeida. Alguns animais que encontraram posteriormente, porque se tinham escondido, tinham algumas mazelas, mas vão sobreviver.
Os bombeiros tiveram que ficar no local durante algumas horas para evitar reacendimentos na palha.
Detido com 224 doses de heroína
A GNR das Caldas deteve em Óbidos, a 28 de Junho, um homem suspeito de tráfico de heroína. Segundo a Guarda, a detenção foi feita depois de ter sido detectado o comportamento estranho por parte de um condutor que seguia na A8, no sentido Sul/ Norte, e que desobedeceu à ordem de paragem dos militares, mudando bruscamente de direcção para o IP6.
O indivíduo acabou por ser interceptado e foram descobertas na sua posse 224 doses de heroína.
Uma jovem de 19 anos foi detida, a 29 de Junho, pela PSP de Peniche depois de tentar passar pelas caixas registadoras de uma superfície comercial com artigos no valor de 1.455 euros. O furto foi tentado com um saco de papel forrado com folha de alumínio.
No dia 27 de Junho foi assaltada uma obra nas Caldas da Rainha. Na Foz do Arelho assaltaram uma viatura e no Nadadouro três casas foram assaltadas. A EDP apresentou queixa na GNR pelo furto de fio de cobre em Santa Catarina, no qual foram provocados danos num poste. Em Tornada roubaram uma grua de uma carrinha de caixa aberta.
Nas Gaeiras, a 28 de Junho, assaltaram duas casas. No dia seguinte foi assaltado o complexo escolar da Benedita e houve dois furtos em automóveis na Foz do Arelho e Peniche.
Um carro, avaliado em 350 euros, que tinha sido furtado entre os dias 13 e 24 de Junho, foi recuperado no dia 29 pela PSP das Caldas da Rainha.
Duas casas foram assaltadas a 30 de Junho na Fanadia e no Olho Marinho. No mesmo dia roubaram várias baterias no Casal Pardo e assaltaram dois veículos na praia D’El Rei e na praia Rei Cortiço. Foram ainda apresentadas queixas na GNR pelo furto de portões nas Caldas e de uma bicicleta na Serra D’ El Rei. No Bombarral e na Azambujeira dos Carros assaltaram dois armazéns.
Duas viaturas foram assaltadas em Óbidos e em Peniche no primeiro dia de Julho. A Cooperativa Agrícola do Bombarral também foi assaltada. No dia seguinte assaltaram uma casa na Azambujeira dos Carros.
No dia 23 de Junho foi apresentada uma queixa na GNR das Caldas pelo furto de uma bateira na Lagoa de Óbidos. Segundo o proprietário, o barco estaria dentro da lagoa, entre a escola de vela e o Penedo Furado, e terá sido roubado entre os dias 19 e 23 de Junho.
De 27 de Junho a 3 de Julho a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 28 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e seis feridos ligeiros.
A GNR de São Martinho deteve, no dia 28, um homem de 43 anos que conduzia com uma taxa de alcoolemia de 1,65 gr/l.
Um homem de 52 anos foi detido, a 3 de Julho, pela PSP da Nazaré por conduzir um veículo com a carta de condução caducada há mais de dois anos.
Na madrugada de 5 de Julho a PSP da Nazaré deteve um homem com 29 anos que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 1,31 gr/l.