
Dois irmãos, de 29 e 38 anos, foram apanhados pela GNR durante a madrugada de 13 de Setembro, depois de terem entrado armados na casa de uma idosa de 78 anos, em Alfeizerão.
Eram cerca das quatro da manhã quando os indivíduos, munidos de armas de fogo, arrombaram uma janela e introduziram-se na residência. Quando tentavam roubar a vítima, esta começou a gritar e alertou a filha, que vive nas imediações. Os ladrões fugiram do local, mas acabaram por ser detidos por guardas do posto de S. Martinho a poucos metros da casa que tentavam assaltar.
Os dois irmãos foram entregues à Polícia Judiciária, que irá continuar com a investigação deste caso.
Um fio em ouro foi roubado por esticão a uma idosa, no dia 10 de Setembro, em São Bernardino (Peniche). Nesse dia foi também assaltada uma casa.Na Nazaré, a 11 de Setembro, pelas 18h00, a PSP deteve um homem de 55 anos que estaria a ameaçar com uma faca os funcionários e clientes de um estabelecimento comercial.
A polícia foi avisada de distúrbios num café e acabaria por encontrar o homem noutro estabelecimento do género. A faca, com 25 centímetros de lâmina, tinha sido furtada no primeiro café onde este tinha feito ameaças.
O homem ameaçou também os agentes da PSP, que acabaram por o conseguir deter.
Ainda no dia 11 a PSP das Caldas recuperou um veículo ligeiro de passageiros que tinha sido furtado em Junho, em Rio Maior.
Foram ainda assaltadas duas casas, uma nos Vidais e outra no Olho Marinho. Na Consolação assaltaram um estabelecimento comercial e uma viatura. Em Ferrel também foram assaltados dois automóveis e em São Martinho uma casa.
No dia seguinte foi roubada uma máquina de venda de tabaco em Vale Maceira. Em S. Martinho furtaram um GPS do interior de um veículo. Na Foz do Arelho foi assaltado um veículo.
A 13 de Setembro assaltaram outra viatura na Foz, um lar de idosos no Reguengo da Parada e uma casa no Vau.
Um homem foi detido, no dia 14, num bar na Estrada Atlântica, por estar a utilizar material que anteriormente tinha sido apreendido pela GNR. No mesmo estabelecimento foi detida uma cidadã oriunda dos países do Leste, por permanência ilegal em Portugal.
Em Óbidos, furtaram 50 litros de gasóleo agrícola de um tractor. Na Usseira foi assaltada uma casa, tendo sido utilizada uma chave falsa.
Material contrafeito no Mercado de Santana
A GNR das Caldas e a Unidade de Acção Fiscal de Lisboa apreenderam material contrafeito no valor de 13 mil euros, a 16 de Setembro no Mercado de Santana.
Foram apreendidas 933 peças de vestuário e calçado, 26 perfumes, 35 óculos e 35 relógios. Foram ainda identificados três indivíduos como sendo proprietários da mercadoria ilícita.
Na operação foram fiscalizados 100 condutores e foi detido um homem de 54 anos por condução com carta caducada há mais de dois anos.
Dois telemóveis foram roubados na Serra do Bouro, no dia 16. Em Turquel furtaram 12 leitões de uma pecuária. No mesmo dia assaltaram ainda uma casa em Óbidos
No dia 11 foi detido nas Caldas um indivíduo com 32 anos que conduzia um carro sem ter carta.
A 12 de Setembro, pelas 16h34, a PSP das Caldas deteve um homem com 43 anos, que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 1,31 gr/l.
No dia seguinte foi detido um jovem de 23 anos, em Alfeizerão, por conduzir sem carta, e outro, de 26 anos, com 1,54 gr/l.
No dia 14 também foi detido um indivíduo por excesso de álcool (1,31 gr/l) no Bombarral. A 15 de Setembro a GNR deteve dois condutores sob o efeito do álcool (1,65 e 2,27 gr/l) em Alcobaça e Benedita, respectivamente.
Um homem de 69 anos, interveniente num acidente de viação na Benedita, foi detido pela GNR por ter uma taxa de álcool no sangue de 2,04 gr/l. Nas Caldas a GNR também deteve outro indivíduo que conduzia sem carta.
De 10 a 16 de Setembro a GNR das Caldas registou na área do seu destacamento territorial um total de 36 acidentes, dos quais resultaram um morto e nove feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt