Uma menor de 15 anos foi apanhada pela PSP das Caldas, ao meio-dia de 18 de Outubro, com haxixe suficiente para a confecção de quatro doses individuais.
A droga foi apreendida e a jovem, por ser menor, foi apenas identificada e entregue à sua mãe. Os autos foram enviados para o Ministério Público.
Na manhã de 19 de Outubro, pelas 9h35, a polícia caldense deteve um jovem de 19 anos com haxixe suficiente para a confecção de 28 doses individuais e 0,76 gramas de ecstasy.
No dia 22, pelas 12h00, a PSP das Caldas deteve um homem com 25 anos por ter na sua posse uma soqueira, considerada como arma proibida pela sua perigosidade.
A 15 de Outubro, em Valado dos Frades, houve um furto de uma carteira e o assalto a uma casa. No parque de estacionamento do Baleal assaltaram uma viatura. Em A-dos-Francos foram roubados 130 litros de combustível e em Óbidos também furtaram 200 litros de gasóleo. Na Macalhona (Alfeizerão) foi assaltada uma pecuária e no Bom Vento (Bombarral) assaltaram uma casa.
No dia seguinte assaltaram um estaleiro em Casais de Santa Teresa, um veículo em Óbidos e uma casa nas Gaeiras.
Duas viaturas foram assaltadas em Peniche a 17 de Outubro. A EDP apresentou duas queixas por danos em colunas de iluminação em Santa Catarina e no Bombarral.
No dia 18 voltou a haver furto de gasóleo, desta vez num estaleiro em Óbidos. No mesmo dia assaltaram um veículo em Peniche e outro em Casais Vestiaria (Alcobaça). No Nadadouro furtaram uma carteira e em Vidais roubaram 430 metros de fio de cobre. Ainda no dia 18 foi assaltada uma viatura em Turquel e um estabelecimento comercial na Benedita.
Cerca de 40 ovelhas foram roubadas a 19 de Outubro em Vale da Serra (Atouguia da Baleia). Nesse dia assaltaram duas viaturas, na praia do Molhe Leste (Peniche) e Foz do Arelho, e uma casa em Óbidos.
No Barrocalvo também foi assaltada uma casa, a 20 de Outubro. No dia 21 houve um furto ao interior de um veículo em Óbidos e de outro na Atouguia da Baleia.
Um homem de 38 anos agrediu com um murro um polícia em Alcobaça, na noite de 22 de Outubro, partindo-lhe os óculos. Os agentes de autoridade tinham-se deslocado, cerca das 22h00, a um café onde o indivíduo estaria a causar desacatos. Ainda conseguiram levá-lo para o exterior do estabelecimento comercial, onde o homem “desferiu um forte murro num agente policial que lhe atingiu a parte esquerda da face e lhe partiu os óculos graduados que este utilizava”, segundo uma nota de imprensa da PSP.
De acordo com as autoridades “o cidadão detido é já conhecido pela polícia devido à prática de situações do género”.
Detidos por condução ilegal e excesso de álcool
Em Óbidos, a 15 de Outubro, um homem de 39 anos foi detido na sequência de um acidente de viação, por conduzir uma mota sem ter carta. Em Turquel a GNR deteve um idoso de 67 anos por ter a carta caducada há mais de dois anos.
No dia 16 foi detido um condutor, em Ribeira de Crastos, por conduzir com uma taxa de álcool de sangue de 1,21 gr/l. A 18 de Outubro a GNR deteve em Turquel um indivíduo de 22 anos que conduzia um veículo apreendido.
Dois jovens, de 18 e 21 anos, foram detidos a 21 de Outubro pela PSP das Caldas por conduzirem uma mota e um carro, respectivamente, sem terem carta. Na Benedita a GNR deteve outros dois jovens, de 20 e 24 anos, com 1,31 e 1,35 gr/l, respectivamente. Na Serra d’El Rei foi detido um homem por conduzir sem carta.
No dia 22, pelas 23h55, a PSP da Nazaré deteve um homem de 64 anos que conduzia sem carta uma mota e com uma taxa de álcool no sangue de 1,26g/l.
De 15 a 21 de Outubro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 29 acidentes, dos quais resultaram 12 feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt
Força Aérea salva velejador ao largo da Nazaré

Um velejador britânico foi resgatado do mar pela Força Aérea Portuguesa no passado dia 17 de Outubro ao largo da Nazaré. Em comunicado, Força Aérea explica que o homem seguia no veleiro Sea Brigand, “que se encontrava com o sistema de energia severamente danificado”.
Na operação de resgate foi usado um helicóptero que descolou da base do Montijo às 10h00 e chegou à zona de operações, situada a cerca de 90 quilómetros a oeste da Nazaré, por volta das 10h35. O resgate decorreu em “condições adversas”, com ondulação de quatro metros e ventos fortes que “dificultaram esta operação que durou cerca de 40 minutos”, explica a Força Aérea.
Já a bordo do helicóptero, o velejador foi assistido por um enfermeiro militar. O homem estava “muito abalado com a situação e com algumas dores toráxicas, devido a uma queda ocorrida dois dias antes no veleiro”. Transportado de helicóptero até Figo Maduro, o velejador britânico foi depois encaminhado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, “em situação estável”.
J.F.