OCORRÊNCIAS POLICIAIS – Jovens com droga e suspeitos de furtos em automóveis

0
331

Dois jovens, com 16 e 17 anos, foram identificados pela PSP das Caldas, às 8h30 de 3 de Maio, por terem na sua posse três auto-rádios e outros artigos, que se suspeita serem provenientes de furtos a automóveis. O mais novo tinha também consigo haxixe suficiente para a confecção de 29 doses individuais, cujo valor de venda será de 40 euros. O material foi apreendido e os autos serão enviados para o Ministério Público.
No mesmo dia, às 10h15, a polícia caldense identificou outro jovem, de 18 anos, que se suspeita ter sido também autor de furtos do interior de veículos.
Na sequência de uma busca à sua casa, que terá sido “devidamente autorizada pelo cidadão em causa”, segundo a PSP, foram apreendidos diversos artigos que seriam utilizados para assaltar viaturas. Entre esses artigos estavam uma lanterna e três gazuas, mas também um par de luvas e uma chave de estrela.
A polícia encontrou ainda, na casa do suspeito, haxixe suficiente para a confecção de 184 doses individuais, no valor de 90 euros.
O material e a droga foram apreendidos e os autos enviados para o Ministério Público.
A GNR da Benedita recebeu, a 30 de Abril, uma queixa pelo furto de madeira na via pública. Nas Caldas foi assaltado um armazém e no posto de abastecimento da BP da Nazaré na A8, houve um furto e posterior abastecimento de combustível sem pagamento.
A 1 de Maio foram assaltadas duas casas na Benedita e nos Vidais. Em Salir de Matos foi detido um indivíduo que tinha na sua posse duas plantas de cannabis. No Coto furtaram um animal equídeo e em Ferrel assaltaram uma propriedade agrícola.
A PSP de Alcobaça recuperou, a 2 de Maio, um veículo ligeiro de mercadorias, avaliado em 2500 euros, que tinha sido furtado cerca de uma hora antes naquela cidade. A viatura tinha a chave na ignição, o que facilitou o furto. Em Salir do Porto foi assaltada uma casa e na Charneca Rio Seco (Tuquel) mais duas residências.
Uma retroescavadora foi roubada na Benedita a 3 de Maio. Nas Gaeiras e em São Martinho do Porto foram assaltadas duas casas. No Salgueiro (Bombarral) assaltaram um armazém.
Em Óbidos, dia 4, foi assaltado um veículo e um estaleiro. A EDP apresentou queixa por dois furtos de fio cobre no Bombarral e de material eléctrico em Valado dos Frades. Na Coimbrã (Atouguia da Baleia)  assaltaram uma casa.
Três indivíduos (com 25, 29 e 35 anos) foram detidos, às 0h30 de 4 de Maio, pela PSP da Nazaré por suspeita de terem sido os autores de um assalto a um homem em Leiria, uma hora antes.
Os homens tinham consigo os artigos roubados (um telemóvel, um computador portátil, duas baterias do computador e uma pasta com documentos pessoais). A polícia apreendeu ainda haxixe suficiente para a confecção de 565 doses individuais, no valor de 176 euros.
Durante a madrugada de 5 de Maio, cerca das 3h30, a PSP de Alcobaça foi chamada a um bar naquela cidade por causa de distúrbios. Quando chegaram ao local os polícias ainda foram injuriados e ameaçados por um homem de 38 anos, que acabaria por ser detido.
Cinco casas foram assaltadas, no dia 5, na Benedita, Reguengo da Parada, Vidais, Gaeiras e Alfeizerão. No dia seguinte foi assaltada outra residência na Atouguia da Baleia.
O Núcleo de Protecção Ambiental da GNR das Caldas deteve, no dia 6, em Coimbrã (Peniche), quatro homens por pesca ilegal.
Os pescadores foram detidos no decorrer de uma fiscalização à pesca desportiva na albufeira da barragem de São Domingos. Os quatro pescadores, com idades entre os 39 e os 69 anos, estavam a pescar carpas fora de época. Os militares apreenderam 12,5 quilos de peixe e sete canas de pesca. Os indivíduos foram libertados e notificados para comparecer em tribunal. No dia anterior também tinham sido detidos no mesmo local dois cidadãos estrangeiros pelo mesmo motivo.
A 1 de Maio foram detidos pela GNR três condutores por conduzirem com excesso de álcool na Benedita (1,43 g/l), Peniche (1,5 g/l) e Bombarral (2,64 g/l). No dia 2 a GNR deteve um homem que conduzia sem carta no Campo e outro condutor com excesso de álcool na Fanadia.
Um cidadão estrangeiro foi detido pela GNR da Benedita, a 6 de Maio, por condução sem carta.
De 30 de Abril a 5 de Maio a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 24 acidentes, dos quais resultaram nove feridos ligeiros.
Um homem morreu, a 4 de Maio, num acidente de trabalho na Serra d’El Rei. O trabalhador ficou preso entre um veículo e um camião com grua.

Pedro Antunes

[email protected]