OCORRÊNCIAS POLICIAIS – Meios aéreos evitaram males maiores nos incêndios

0
601
- publicidade -
A existência de mais meios aéreos tem sido fundamental para o combate aos fogos na região

O presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, acha que a existência de mais meios aéreos de combate a incêndios florestais tem sido fundamental para que os fogos que surgiram em Setembro (um mês particularmente quente este ano) não tivessem tomado proporções maiores.
Telmo Faria ainda se recorda da dificuldade em que fossem direccionados meios aéreos para o combate a incêndios na região. “Eu lembro-me que em 2005, quando tivemos também vários incêndios no concelho, tive que falar directamente com o ministro da Administração Interna, que na altura era António Costa, para que fosse enviado um meio aéreo”, recordou.
O concelho de Óbidos tem sido um dos mais fustigados pelos fogos florestais em Agosto. “Já há uns anos que não tínhamos esta intensidade de fogos”, adiantou Telmo Faria, que elogiou também a forma como a Protecção Civil municipal e os bombeiros de Óbidos têm sabido dar resposta a estas ocorrências. “Temos tido uma coordenação impecável dos meios e acho que se nota uma grande evolução a esse nível nos últimos anos”, afirmou, acrescentando que, apesar da dimensão dos fogos, “tem sido possível resolvê-los rapidamente”.

A GNR recuperou material que tinha sido furtado em automóveis

O autarca, que falou com a Gazeta das Caldas no passado dia 5 de Setembro no centro de comando que coordenou o combate ao incêndio do Bom Sucesso, lembrou que o concelho tem uma grande mancha florestal e que por mais vigiada que seja, surgem sempre incêndios. Até porque, os maiores fogos que surgiram (nas Cezaredas no dia 1, e no Bom Sucesso a 5 de Setembro) deflagraram numa zona que é gerida pela Celbi (exploração de eucaliptos), que tem meios de vigilância própria.
Telmo Faria diz que não podem ser apenas as temperaturas elevadas que estão na origem destes incêndios, desconfiando de mão criminosa. O autarca quer que as forças policiais vigiem também as áreas que já arderam, para evitar reacendimentos “estranhos”.
A 4 e 5 de Setembro, só no concelho de Óbidos, houve cinco fogos florestais, o maior dos quais no Bom Sucesso, onde estiveram 295 homens, com 87 viaturas e três meios aéreos.

Detidos com material furtado em veículos

- publicidade -

Dois homens, de 58 e 60 anos, foram detidos a 6 de Setembro na área de serviço de Loures na A8 por elementos do núcleo de investigação criminal da GNR das Caldas da Rainha por estarem referenciados como autores de vários furtos de interior de veículos.
Esta acção surgiu da sequência de uma investigação, resultante de uma denúncia anónima, que culminou na localização e identificação dos suspeitos que se dedicavam a roubar carros na região.
Na viatura em que estes se deslocavam foram encontrados telemóveis, peças de bijutaria, relógios, vestuário e outros objectos oriundos de várias denúncias apresentadas no posto de S. Martinho do Porto, Óbidos e da PSP da Nazaré.
Os dois alegados ladrões foram apresentados ao Tribunal da Nazaré e vão ficar a aguardar julgamento em liberdade.
A 3 de Setembro foi assaltado em São Martinho um veículo e roubada uma bicicleta.
No dia 4 assaltaram uma casa no Coto e outra em Famalicão (Nazaré). No dia seguinte, na Foz do Arelho, foi assaltada uma casa e houve duas queixas por furto no interior de viatura.
No dia 6 assaltaram dois veículos em S. Martinho, duas viaturas em Óbidos e outro carro junto à praia do Salgado. A GNR recebeu ainda quatro queixas por furto de cobre na Atouguia da Baleia. Em Ferrel também houve um furto de cobre e no cemitério da Ribafria furtaram 10 jarras e uma lanterna em bronze.
Na Venda da Rega (Benedita) roubaram uma viatura a 7 de Setembro. No mesmo dia assaltaram um veículo na Foz do Arelho e uma casa em Vale Covo (Bombarral).
Um indivíduo de 27 anos foi detido nas Caldas a 8 de Setembro, pelas 23h30, por ter na sua posse duas facas de cozinha com 10 e 20 centímetros de lâmina.
A PSP deteve o homem depois de ter sido chamada a um estabelecimento comercial onde este estaria a tentar entrar à força, com pontapés à porta, depois do café ter fechado.
Também a 8 de Setembro a GNR de S. Martinho recebeu duas queixas pelo furto ao interior de veículos.
Um veículo que tinha sido furtado a 21 de Agosto foi recuperado pela PSP das Caldas 9 de Setembro. No Vimeiro (Benedita) roubaram um fio em ouro com duas medalhas do mesmo metal.
Na manhã do dia 10, em Alcobaça, a GNR deteve um jovem de 22 anos por cultivo de canábis. No âmbito de uma busca ordenada pelo Tribunal Judicial de Alcobaça, os militares apreenderam 16 plantas de canábis e 27 sementes da mesma planta. O jovem ficou notificado para comparecer em tribunal para primeiro interrogatório.

Turista morreu afogado na Nazaré

Um turista alemão de 68 anos morreu afogado, a 11 de Setembro, no mar da praia da Nazaré.
O comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Albuquerque e Silva, revelou à agência Lusa que as circunstâncias do acidente ainda estão a ser apuradas, “mas sabemos que a vítima se encontrava a passear junto à água, acompanhado por um amigo, e que terá sido arrastado por um onda, que o enrolou e posteriormente o atirou para a praia”.
O afogamento teve lugar “numa zona não vigiada, entre duas zonas concessionadas, mas a alguma distância de ambas”.
A GNR das Caldas efectuou três operações de fiscalização rodoviária a 5 de Setembro, na área do seu destacamento territorial, no qual foram fiscalizados 230 condutores. Para além de várias contra-ordenações, a Guarda deteve dois homens, de 39 e 50 anos, que conduziam sem carta.
Noutra operação, no dia seguinte, houve 12 autuações e foi detido um condutor de 41 anos por se recusar a identificar e por injúrias aos militares da GNR.
No dia 7 foi detido em Ferrel um jovem de 26 anos que condizia com 1,26 gr/l.
A 8 de Setembro, pelas 3h31, a PSP das Caldas deteve um homem, com 37 anos, que conduzia sem carta e com uma taxa de álcool no sangue de 2,89 gr/l. Na mesma madrugada, em Alcobaça, a polícia deteve outro condutor, de 27 anos, com 2,43 gr/l. Na Benedita a GNR deteve um homem de 42 anos com 1,72 gr/l.
Um homem de 37 anos foi detido pela GNR no Nadadouro com 1,74 gr/l.
De 3 a 9 de Setembro a GNR das Caldas registou, na área do seu destacamento territorial, um total de 23 acidentes, dos quais resultaram 10 feridos ligeiros.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -