Um jovem de nacionalidade estrangeira, com 23 anos, foi detido pela PSP das Caldas da Rainha, a 17 de Março, depois de ter furtado vários artigos de higiene masculina (máquinas e lâminas de barbear) de um supermercado caldense.
O indivíduo escondeu os artigos, avaliados em 1.447 euros, num saco de desporto e passou pela linha de caixas sem os pagar, sendo no entanto interceptado pelos funcionários do estabelecimento.
Uma cidadã estrangeira de 25 anos também foi detida, na tarde de 15 de Março, depois de ter tentado furtar uma máquina fotográfica de um estabelecimento comercial nas Caldas.
A mulher tido sido interceptada ao passar pela linha de caixas sem pagar a câmara, avaliada em 999 euros, que estava escondida numa mala forrada com alumínio.
No dia 18 a PSP das Caldas recuperou um veículo ligeiro de passageiros, avaliado em cinco mil euros, que tinha sido furtado nessa noite.
Três homens, com 21, 28 e 52 anos de idade, foram apanhados a furtar cabo de cobre da PT em Fanhais, pela GNR de Valado dos Frades, durante a madrugada de 16 de Março.
Os indivíduos foram apanhados em flagrante delito pela patrulha, quando estavam a enrolar o cabo de cobre para colocá-lo dentro do veículo. Um deles foi logo agarrado, enquanto os outros dois tentaram fugir a pé, mas acabaram por ser apanhados.
No dia 12 foi assaltado um estaleiro no Casal da Areia (Alcobaça), uma casa no Vau e as instalações de uma empresa na Benedita.
No mesmo dia roubaram o sino da igreja em São Clemente (Alvorninha), uma pulseira em ouro no Chão da Parada, um motocultivador em Santa Catarina e 200 metros de cabo de cobre nas Gaeiras. No Bombarral a GNR deteve dois indivíduos estrangeiros por contrafacção de relógios e CDs. Esta Guarda recebeu também uma queixa pela passagem de uma nota falsa de 50 euros.
Em Tornada, no dia 13, furtaram um carro e assaltaram uma casa. No mesmo dia assaltaram um estabelecimento comercial no Casal da Areia. Em Ferrel também roubaram uma viatura.
Cerca de 200 quilos de cabo de cobre foram roubados de um armazém em Famalicão (Nazaré) a 14 de Março. Duas casas foram assaltadas na Atouguia da Baleia e na Ribafria. Em Turquel foi assaltado um estaleiro de uma obra.
No dia seguinte foram assaltadas duas casas na Foz do Arelho e no Valado de Santa Quitéria. Em Tornada assaltaram uma oficina e em Alfeizerão e na Atouguia da Baleia furtaram cabo de cobre.
Uma adega também foi assaltada, a 16 de Março, no Reguengo da Parada. Em São Martinho assaltaram um armazém e uma viatura. Na Serra d’El Rei houve outro assalto a uma residência e em Vale Maceira assaltaram o estaleiro de uma obra. No dia 18 furtaram uma carteira em Óbidos.
A 12 de Março um homem foi detido pela GNR de S. Martinho por conduzir sem carta. No dia 13, em Salir de Matos, foi detido um condutor com uma taxa de alcoolémia de 2,71 gr/l.
No dia 14 de Março, às 16h38, a PSP de Peniche deteve um homem com 30 anos que conduzia uma mota sem ter carta. No mesmo dia a GNR da Benedita deteve um condutor com excesso de álcool. A 16 de Março foi detido um condutor com 1,21 gr/l.
De 12 a 18 de Março a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 22 acidentes dos quais resultaram sete feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt