Um homem de 35 anos ficou gravemente ferido depois de ter sido esfaqueado por outro homem após uma discussão num café nas Caldas da Rainha. A vítima foi encaminhada para o hospital caldense, mas mais de três horas depois da agressão teve mesmo que ser transportada de helicóptero para o Hospital de Santa Maria. O agressor acabou por ser apanhado, no dia seguinte, pela PJ de Leiria.
Tudo aconteceu na noite do passado domingo, dia 20 de Maio, quando os dois homens, ambos de nacionalidade brasileira, participavam num Karaoke que decorria na pastelaria Lála, em pleno centro da cidade. Na base dos confrontos terá estado a disputa por uma mulher que se encontrava no local e terá já sido na rua que um dos homens esfaqueou o outro.
Em comunicado, a PJ diz que o detido tem 46 anos e sobre ele recaem acusações de “homicídio qualificado, na forma tentada”. Aquando da detenção, foi apreendida a “arma branca utilizada, uma navalha, que ainda se encontrava na sua posse”, refere ainda aquela força policial.
Despiste obriga a corte da A8
Um despiste ocorrido na tarde do passado sábado, dia 19 de Maio, na A8 resultou em dois feridos graves e um ligeiro e obrigou ao corte da auto-estrada. O veículo ligeiro despistou-se ao quilómetro 65 da estrada, na zona do Bombarral. No local estiveram 24 bombeiros, apoiados por sete viaturas, e diversos elementos da GNR. Foram ainda accionados um helicóptero do INEM, a ambulância de suporte imediato de vida de Peniche e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Torres Vedras.
Entre os dias 14 e 20 de Maio o Destacamento Territorial das Caldas da Rainha da GNR registou ainda um total de 25 acidentes, dos quais resultaram apenas feridos ligeiros. Ainda na estrada, foram detidos diversos indivíduos por condução sob o efeito de álcool. Foi o que aconteceu com um homem de 43 anos interceptado a 12 de Maio na cidade de Alcobaça a conduzir com uma taxa de 1,31 gramas de álcool por litro de sangue e com um outro de 42 anos apanhado na Nazaré com uma taxa de álcool de 2,13 gr/l.
Jovem detido com droga
Ainda no dia 12 de Maio, a PSP de Alcobaça deteve naquela cidade um jovem de 18 anos que tinha na sua posse haxixe suficiente para 35 doses individuais. O produto estupefaciente, avaliado em 45 euros, foi apreendido pela polícia. O mesmo aconteceu com um homem detido em S. Martinho no dia 14 de Maio.
Nos últimos dias foram os roubos que mais ocuparam as forças policiais da região. Das diversas ocorrências, destaque para assaltos ao interior de residências ocorridos um pouco por todo o lado. A 15 de Maio há registo de diversos roubos de artigos em cobre, sejam cabos roubados em várias localidade do concelho de Óbidos, sejam os sinos das igrejas que desapareceram em A-dos-Negros e na Areirinha.
Os furtos de material de cobre da EDP repetiram-se, com alguma intensidade, no dia 17 de Maio, com ocorrências em A-dos-Francos, Torre, Landal e Coto. Neste dia salienta-se ainda a detenção de dois indivíduos apanhados em flagrante delito enquanto tentavam roubar um carro no IP6.
A 18 de Maio a GNR levou a cabo uma operação, da qual resultou a detenção de um homem por conduzir sem habilitação legal. A operação traduziu-se ainda em várias multas, relacionadas sobretudo com impostos e tributação automóvel.
No dia seguinte, registou-se um caso de carjacking no Bombarral. De acordo com informação divulgada pela GNR, a “condutora da viatura foi puxada para fora do veículo e o suspeito pôs-se em fuga”.
Das ocorrências do dia 20 de Maio, o destaque vai para o furto de vários artigos em bronze e alumínio nas Gaeiras.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt