Oito projetos do Oeste Norte foram premiados no Programa Bairro Feliz do Pingo Doce, três deles nas Caldas da Rainha, um por loja. A entrega destes e de outros cerca de 440 prémios a nível nacional, cada um com um valor até 1000€, decorreu, este sábado, nas lojas que acolheram a iniciativa durante os últimos meses.
O projeto “Comunicar Facilmente” do Agrupamento de Escolas Raul Proença foi o vencedor do Pingo Doce da Rua Vitorino Fróis, visando a obtenção de fundos para a aquisição de uma câmara de filmar para a produção de tutoriais e de noticiários para a TV Raul, entre outros vídeos académicos que “ajudarão os alunos a aprender a comunicar facilmente”, conta o agrupamento, no seu portal.
Já a loja da Estrada de Tornada premiou o projeto “Vamos aprender com música!”, da Sociedade Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos-Francos, que recebeu um donativo para equipar uma sala com um órgão, kit de instrumentos e um quadro com pautas.
No Pingo Doce da Rua Heróis da Grande Guerra, foi a Associação De Volta a Casa que teve direito ao apoio financeiro para adquirir uma arca frigorífica e um frigorífico, no âmbito do projeto “Dê com coração, ajude o Joaquim Sá na sua missão” de recolher doações alimentares e preparar refeições para pessoas em situação de sem-abrigo e famílias carenciadas.
“Um Centro de Dia Ativo” foi a causa vencedora do Pingo Doce de Óbidos, que irá contribuir para o aumento da capacidade de acolhimento de utentes do Centro Social Cultural e Recreativo da Amoreira através do apoio à aquisição de mobiliário de refeitório, uma medida de combate à solidão, explica a instituição no site do Programa.
A Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré (Cercina) foi a entidade vencedora no Pingo Doce da Nazaré, com a causa “Quinta Real para Todos!!”, que visa a aquisição de uma pérgola e de uma mesa de jardim para tornar o espaço lúdico da Quinta Grande mais cómodo e apto a receber as atividades dos clientes e visitantes.
As ideias foram selecionadas de acordo com o número de votos dos consumidores, depositados sob a forma de “Moeda Bairro Feliz”, recebida aquando do ato de compra igual ou superior a 10€, nos “mealheiros” da Causa A ou B, que estiveram abertos a votos de 10 de setembro a 22 de outubro. No último dia, procedeu-se igualmente à pesagem dos mesmos para apurar a causa vencedora.
A nível nacional, foram mais de 3000 as causas inscritas por instituições locais ou por grupos de vizinhos nas lojas de norte a sul do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Destas, o júri constituído por elementos internos e externos ao Pingo Doce selecionou duas por loja, no período entre junho e setembro deste ano.
O Programa Bairro Feliz, que já vai na sua quarta edição, foi desenhado no âmbito da política de responsabilidade social do Pingo Doce e visa apoiar projetos sociais de âmbito local nas áreas da Saúde, Bem-estar e Desporto, Apoio Social e Cidadania, Cultura e Património, Turismo e Lazer, Educação e Ambiente e Causa Animal.