O certame abre as portas a 19 de Maio, sexta-feira, pelas 18h00, e até domingo, 21 de Maio, vão ser exibidos mais de 100 espectáculos dos mais variados géneros.
Os destaques vão para o espectáculo de sexta-feira à noite, que será denominado Lusitano Expresso e vai recorrer à prata da casa, com vários artistas locais. De entre estes destaca-se a cantora Adelaide Ferreira.
No sábado, pelas 18h00, a Charanga da GNR vai desfilar pela cidade. À noite realiza-se aquele que será um dos pontos altos do certame – uma apresentação de variedades que, entre outros, vai contar com o fadista Nuno da Câmara Pereira. De seguida, o cantor participa numa tertúlia na tenda, na qual vai cantar pela primeira vez ao vivo os temas do seu novo álbum.
No domingo, pela manhã realiza-se o habitual desfile equestre pela cidade. O certame encerra, ao final da tarde, com um espectáculo da Reprise da Escola de Mafra.
Carlos Rodrigo, presidente da Associação de Criadores de Puro-sangue Lusitano do Oeste (ACPSLO), entidade promotora, sublinha que o Oeste Lusitano será “um dos poucos eventos que na mesma edição reúne a Charanga da GNR e a Reprise da Escola de Mafra”.
Além destes espectáculos, há um leque vasto de apresentações e exposições a cargo das colectividades e artistas locais. A cerâmica de autor estará em especial evidência, com 11 expositores. Destaca-se ainda a exposição de fotografia equestre na Casa dos Barcos, com o trabalho da especialista Melis Yalvac.
“O objectivo foi criar um programa capaz de entreter toda a família, desde a manhã à noite”, sustenta Carlos Rodrigo, acrescentando que houve o cuidado de não acontecerem eventos do mesmo género ao mesmo tempo.
LARGADAS NA PRAÇA DE TOUROS
Novidade este ano é a mudança de localização das largadas de touros. No passado estas eram da responsabilidade de uma empresa privada, mas este ano será a ACPSLO a organizá-las. As largadas no Parque foram sempre um tema polémico e a sua passagem para a Praça de Touros é justificada por ser esse “o local apropriado”, diz Carlos Rodrigo.
Além das largadas, que se realizarão à noite, serão realizados treinos de forcados pelos Forcados Amadores das Caldas da Rainha. Também pela primeira vez a entrada nas largadas serão gratuitas, tal como em todos os eventos do Oeste Lusitano.
Nos eventos equestres, destacam-se quatro masterclass – duas no sábado e outras duas no domingo – para o público que serão dadas pelo equitador Gonçalo Soares, da Escola de Arte Equestre. Este vai apresentar e explicar em linguagem comum os passos do cavalo e as questões técnicas de alta competição “para que todas as pessoas percebam”, refere Carlos Rodrigo.
O evento tem um orçamento de 235 mil euros e é comparticipado pela Câmara das Caldas em 40% (95 mil euros).