Oeste com três monumentos que marcam a História de Portugal

0
1583
Gazeta das Caldas

O castelo de Óbidos e os mosteiros de Alcobaça e da Batalha, estão entre os seis monumentos que marcam a História de Portugal, de acordo com o website de viagens Momondo. Os restantes locais de paragem obrigatória, escolhidos não apenas pela sua beleza ou história, mas por serem, de acordo com a empresa, o “o símbolo de uma nação orgulhosa de si”, são o Castelo de Guimarães, a Torre de Belém e o Palácio Nacional da Pena.

Sobre o castelo de Óbidos é referida a sua história, desde a sua conquista pelos cristãos aos mouros, em 1148, e da mistura de traços românicos, góticos, manuelinos e barrocos, que o tornam um monumento único no país. A Momondo refere que poderão ser observadas “leves semelhanças com a Muralha da China”, nas linhas da muralha que acompanha toda a vila e protege as casas no seu interior, com telhados de telha e paredes brancas. Lembra que o castelo já foi ampliado e melhorado diversas vezes e que alberga a primeira pousada colocada num edifício histórico. Ainda aconselha a experimentar uma ginja de Óbidos, de preferência num copo de chocolate.
Relativamente ao Mosteiro de Alcobaça, a Momondo destaca o facto de ser o primeiro monumento completamente gótico em todo o país, datado de 1153. Salienta ainda que a igreja românica é “impressionante tanto pelas suas dimensões, como pela beleza com que se apresenta”, o que faz dela um local de passagem obrigatória para todos os que querem realmente conhecer Portugal.
Ali perto, o Mosteiro de Batalha é descrito como “talvez o monumento com mais personalidade na zona Centro do país, ou até de todo o Portugal, graças às suas linhas góticas pronunciadas”. Também denominado de Mosteiro de Santa Maria da Vitória, foi construído pelo rei D. João I após a vitória de Aljubarrota em 1385, frente aos espanhóis, aquando da independência do país.
A momondo.pt é um motor de busca que pesquisa milhares de sites de agências de viagens e companhias aéreas e compara milhões de preços para voos, hotéis e carros de aluguer. Disponível gratuitamente no mercado português desde 2013, foi fundada e encontra-se sediada em Copenhaga e está presente em mais de 30 mercados.