A Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Tejo vai investir oito milhões de euros em obras de consolidação de arribas da sua área de competência até ao final de 2013. Entre as zonas a intervencionar estão as praias da Nazaré e São Bernardino, em Peniche.
Na Nazaré, a ARH do Tejo deverá lançar ainda este ano o concurso para uma obra que visa a preservação da zona do Sítio. Com conclusão prevista para Agosto de 2013, a empreitada inclui a criação de uma plataforma suspensa sob a consola do Bico da Memória, o recuo das zonas de permanência e a remoção de muros existentes. Serão ainda removidos os depósitos de vertente na base da arriba.
Já em Peniche, no local onde no verão passado ocorreu uma derrocada, prevê-se a construção de um muro de suporte na base da arriba, a aplicação de betão em algumas zonas e a fixação de blocos.
A ARH do Tejo identificou 78 praias em situação de risco potencial na sua área de jurisdição, que se estende entre Marinha Grande e Sesimbra. Tanto a praia de S. Bernardino como a da Nazaré encontram-se em situação de interdição parcial.
J.F.