Ordem do Trevo quer ajudar 200 crianças a sorrir neste Natal

0
637
Gazeta das Caldas
A campanha foi apresentada no polivalente da Escola Secundária Raul Proença, parceira da iniciativa solidária
- publicidade -

Ajudar cerca de 200 crianças desfavorecidas a sorrir é a missão da Ordem do Trevo para este Natal. A associação está a dinamizar, pelo sexto ano consecutivo, a campanha de angariação de brinquedos, que decorre até 8 de Dezembro. Na tarde de 15 de Dezembro serão oferecidas as prendas às crianças, na Festa Desembrulhar Sorrisos, que terá lugar no auditório da Expoeste e incluirá também um lanche e um momento musical.
A actividade deste ano terá como destinatários as crianças apoiadas por esta associação e outras indicadas pelo Agrupamento de Escolas Raul Proença.
José Viegas, da direcção da associação, diz que cada um dos vários parceiros da iniciativa tem um ponto de recolha onde podem ser entregues brinquedos, jogos e livros, novos ou usados, mas em bom estado, que serão depois embrulhados e entregues às crianças mais carenciadas.
Cândida Calado, do Agrupamento de Escolas Raul Proença, destacou que esta parceria insere-se no projecto educativo da escola em associar ao saber o saber ser e saber estar. “Estamos num momento em que o próprio ensino está a ter uma mudança e em que se valoriza a cidadania e o desenvolvimento pessoal”, disse a docente que espera conseguir angariar “muitos sorrisos”.
Também Pedro Jarrais, da associação de estudantes, referiu que estão bastante empenhados em dinamizar acções sociais e reconheceu que não deve ser fácil às crianças passarem um Natal sem poder desembrulhar um presente.
Já Jorge Varela, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, destacou o trabalho em rede que é feito entre as várias instituições, de forma a puderem colmatar todos os géneros de dificuldades da população.
Este ano a junta de freguesia, ao invés de oferecer um cabaz de alimentos, como outras instituições fazem, irá distribuir pelos seus fregueses mais carenciados material para o frio, como mantas e roupões.
Está também a preparar uma proposta para aderir ao projecto Abem, da Associação Dignitude, e que pretende apoiar as famílias mais necessitadas no acesso aos medicamentos. “Não é admissível que no século XXI uma pessoa vá à farmácia e só levante metade dos medicamentos pois não tem dinheiro para os comprar todos”, disse o autarca, que ainda não sabe se o projecto abarcará apenas a sua freguesia ou se se estenderá a outras do concelho.
Os locais de recolha dos brinquedos são o Agrupamento de Escolas Raul Proença, Associação Nadar, Caetano Auto, Câmara das Caldas, Centro da Juventude, Colégio Rainha D. Leonor, Escola de Condução Santa Maria, Grupo Fábrica, Jornal das Caldas, La Vie e Trindade Seguros.

- publicidade -