Selo Best Tourism Village é válido por três anos
Óbidos foi reconhecido como uma das melhores aldeias turísticas. O prémio, promovido pela ONU Turismo (antiga Organização Mundial de Turismo) e anunciado durante a 27.ª sessão da Assembleia Geral desta organização, a 14 de novembro em Cartagena das Índias, Colômbia, distingue os destinos rurais que “consolidam a sua posição como intervenientes-chave no turismo sustentável e no desenvolvimento comunitário”.
Distinguido entre as mais de 260 candidaturas dos 60 estados membros do turismo da ONU, Óbidos foi classificado de “museu vivo de história e arquitetura” na cerimónia, onde também marcou presença o presidente da Câmara, Filipe Daniel. À Gazeta das Caldas, o autarca reconhece a importância do prémio, que destaca Óbidos na senda do turismo sustentável e ruralidade do seu território. “Temos tido a preocupação da sustentabilidade ao nível da reutilização de equipamentos, nomeadamente nos muitos eventos que fazemos, e é casar isto com um setor tão estratégico e importante para o nosso território, como é o turismo”, salientou. A presença em Cartagena das Indias e a intervenção na cerimónia, permitiu-lhe, “uma vez mais, internacionalizar Óbidos”, e mostrar que “estamos a trabalhar não só para este território, mas também para a região e país”.
Válido por três anos, o selo Best Tourism Village pretende dar visibilidade às regiões, aumentando o seu potencial turístico, enquanto as envolve numa plataforma de partilha de boas práticas e experiências a nível internacional. “Queremos dar continuidade à nossa estratégia, sempre com respeito muito grande pelo património, material e imaterial”, referiu o autarca, consciente das responsabilidades que este reconhecimento acarreta. Óbidos irá agora trabalhar em rede com outras localidades distinguidas. ■