Orquestra Ligeira do Exército atuou na cidade

0
504

Concerto na Praça 25 de abril assinalou aniversário da Escola de Sargentos do Exército e o dia da cidade das Caldas

Na noite do passado sábado a Orquestra Ligeira do Exército veio às Caldas para atuar na Praça 25 de abril.
Dezenas de pessoas marcaram presença ao redor da praça, onde foi montado um palco, de frente para a igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Entre os espetadores, alguns estavam sentados nas cadeiras ali colocadas para este concerto, outros ficaram de pé, alguns na esplanada e outros nas escadas da igreja, mas todos para apreciar a atuação, num concerto que teve o condão de aproximar a instituição militar da sociedade caldense.
Com uma estrutura de big band, em palco estavam mais de 20 músicos da Orquestra Ligeira do Exército, guiados pelo seu maestro, o sargento mor Cândido Manuel Leitão Ameixa (que já dirige este conjunto desde o ano de 2017).
O concerto foi estruturado em três partes, começando pelos temas clássicos recorrentemente interpretados pelas big bands, como “Eye of the Tiger”, “I’ve Got You Under My Skin”, “Can’t Buy Me Love” e “In The Mood”.
Seguiu-se a segunda parte da atuação, aí ao som dos grandes nomes da música portuguesa e dos êxitos do Festival da Canção. Nesta fase foi possível ouvir, por exemplo, Paulo de Carvalho, Dulce Pontes, os 4 e meia e ainda Bárbara Bandeira.
A última parte desta atuação focou-se em temas intemporais do pop-rock, com autênticas viagens musicais ao som de medleys de Bee Gees, Bruno Mars, Coldplay e Queen.
Ao longo da atuação, os músicos foram mostrando mestria no domínio dos instrumentos e os cantores (um trio composto por Renata Marinho, Lina Rorigues e João de Campos) exploraram a amplitude das suas vozes.

42º aniversário da ESE
Este concerto da Orquestra Ligeira do Exército surgiu de uma parceria entre a Escola de Sargentos do Exército e a autarquia caldense e serviu para assinalar duas datas: por um lado, o dia da cidade termal e, por outro lado, o 42º aniversário da fundação da Escola de Sargentos do Exército.
O programa das comemorações do aniversário da Escola de Sargentos do Exército inclui também uma recolha de sangue nas instalações da própria ESE no dia 2 de junho e a participação no evento do Dia da Criança, a decorrer nestes primeiros dias do mês, no Parque D. Carlos I.
Outro dos grandes momentos serão as comemorações na escola que estão previstas decorrer a 6 de junho. ■